Não há Pastel do Brasil melhor que o do Autentico – o novo gastropub de Leiria


Escrito por:
Fotografia por:
Teresa Neto
Teresa Neto
                       

Últimos posts de Teresa Neto (see all)

    “Foi sem querer que entrámos em Leiria e ficámos encantados, nós nem sabíamos da existência da cidade!”. Luiz Fuzetti e Maria Belo Fuzetti são os donos do Autentico (palavra italiana) Pastel do Brasil, casados há dois anos decidiram deixar as suas vidas em São Paulo e escolher um ritmo de vida mais tranquilo, onde pudessem produzir os famosos pastéis brasileiros.

    Engenheiro eletrotécnico e advogada, Luiz e Maria Belo, chegaram a Portugal o ano passado em férias, mas aproveitaram para explorar o mercado. Já tinham pensado em mudar de cidade. Segundo os brasileiros, São Paulo é maravilhoso para se viver, mas “com um ritmo muito acelerado”. “Queríamos mudar de vida para um estilo mais tranquilo, ter mais qualidade de vida.  Sempre trabalhámos para os outros, quisemos fazer alguma coisa para nós”, acrescentou Luiz, que sempre gostou de cozinhar para amigos e família. “Assim podemos casar as duas possibilidades”, concluíram os proprietários.

     

    No final da estadia do casal em Portugal, voltaram a Leiria, procuraram um imóvel e deixaram-no previamente negociado. Regressaram ao país de origem, trataram do que era necessário e formaram-se como mestres pasteleiros “com o maior fabricante de massa do Brasil”, explicaram os donos do estabelecimento à TIL.

    O grande desafio, explicou Luiz, “foi montar a fábrica de produção com a estrutura e com a tecnologia que há no Brasil. Trouxemos algumas máquinas de lá, e outras desenvolvemos cá”. Mas o desafio não foi nenhum impedimento. O espaço, localizado no centro da cidade do Lis, está aberto desde agosto, e clientes não têm faltado. “No início tínhamos mais clientes brasileiros, mas agora quase que são mais portugueses a visitar-nos”, contou Maria Belo. “Os portugueses já trazem os amigos brasileiros para provarem o nosso pastel, que têm aprovado sempre, e isso deixa-nos muito felizes”, acrescentou a proprietária.

    A ideia dos proprietários do Autentico Pastel do Brasil é distribuir a massa que produzem noutros estabelecimentos e “difundir a possibilidade de novos empreendedores em várias pastelarias”. Para isso o casal vai dar a formação necessária. “Nós queremos espalhar a marca e o produto pelo país, com qualidade e com uma identidade”, destacou Maria Belo.

    O casal trouxe o pastel brasileiro para Portugal, o pastel é Autentico, mas o conceito muda. Os brasileiros costumam acompanhar o pastel com refrigerantes, cerveja ou caldo de cana. “Nós tentamos associar o pastel com o vinho, o clima é diferente e tudo é propício, e a nossa bebida preferida em casa é vinho”, esclareceu Luiz, que se formou em sommelier para poder harmonizar o pastel com o vinho. “Os brasileiros provam e gostam”, acrescentou Luiz.

    Segundo o casal o pastel é mesmo Autentico porque são “iguais” aos que são feitos no Brasil. E são Autenticos, sem acento, porque Luiz é de origem italiana, (a palavra está escrita em italiano) e quis deixar a referência na sua marca.

    Mas qual é o grande segredo destes pastéis? Segundo os proprietários, é o amor. “Temos muito amor pelo que fazemos, desde a produção do produto, ao espaço, ao atendimento, não é só vender os pastéis. E o combustível do amor tem aumentado com a aceitação e o carinho dos portugueses”, contou o casal. “Nós queremos que os clientes saiam daqui felizes, com alimento e com espírito!”, concluíram. 

    Localização: R. Gago Coutinho 13, 2400-080 Leiria
    Horários: Terça a Domingo

     

    Texto: Cláudia Borges Monteiro