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Surgiu, em 2021, a primeira Poke Shop em Leiria. Uma comida de origem havaiana que junta na mesma taça arroz japonês, peixe cru, legumes frescos, frutos secos e outros ingredientes.
Dos criadores de “Que seja Brigadeiro”, Vitória e Jonas, nasceu recentemente a primeira Poke Shop de Leiria. A TIL conta-lhe a história e percurso deste jovem casal num artigo sobre o primeiro negócio – a brigadeiria.
A vontade de fazer acontecer e de trazer novos sabores para a Cidade de Leiria levou-os a embarcar novamente numa aventura gastronómica, desta vez salgada e menos calórica. A TIL foi descobrir o que é a Poke e o que os leirienses podem esperar deste novo conceito:
A Poke é um prato oriundo do Havai, que está a conquistar o mundo. O nome ainda deixa muita gente intrigada, Poke significa, em havaiano, “cortar em pedaços pequenos”. Para quem não conhece, este prato é uma mistura colorida com proteínas, frutas e legumes – o Poke mistura peixe cru com legumes frescos, frutos secos e outros ingredientes, habitualmente servidos com uma base de arroz japonês, tudo cortado e servido dentro de uma taça, para comer rapidamente com pauzinhos.
Este prato exótico está alinhado com as tendências de Healthy and Tasty food, conquistando tanto pela sua frescura como pelo seu valor nutricional. Assim, o prato saltou das ilhas do Pacífico para o mundo e Leiria não foi exceção.
O casal oriundo do Brasil já tinha por hábito confecionar Pokes para as refeições do dia-a-dia em casa, uma vez que esta culinária já era um fenómeno nas cidades mais movimentadas do Brasil. No entanto, quando se mudaram para Leiria concluíram que não havia oferta deste tipo de prato na região – desde então que ficou o “bichinho” de implementarem esta tendência na Cidade do Lis.
Devido ao confinamento imposto em janeiro, surgiu a hipótese de dedicar, parcialmente, a loja física do “Que seja Brigadeiro” à testagem do conceito deste prato havaiano, através de take-away e plataformas de delivery.
Assim surgiu a marca “Que seja Poke” que, assente na ideologia de good food and good mood, tem como objetivo contribuir para o bem-estar das pessoas, servindo comida saborosa, autêntica e saudável.
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O menu apresenta sugestões de taças pré-definidas com nomes inspirados no universo havaiano – Aikau, Pono, Koa ou Honolulu. A Aikau Poke é a combinação favorita do casal e inclui arroz branco, salmão grelhado, pepino, cenoura, tomate cherry, manga, mix de cogumelos, queijo creme, molho clássico, molho teriyaki e mix de sementes, pelo preço de 10,90 euros.
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Se nada disto lhe agradar ou preferir dar uso à sua criatividade, há sempre a hipótese de montar a sua própria taça com diversas opções – escolhendo o tamanho M (7,90 euros) ou L (10,90 euros), a proteína, a base, as coberturas e o molho.
Em todas as taças encontram-se ingredientes frescos e de qualidade, que promovem a explosão de sabor e textura tão típica desta especialidade e que podem ser acompanhados pelos sumos naturais também disponíveis.
A ligação da Poke a um estilo de vida saudável, à praia e à natureza, tornou imperativo, para Jonas e Vitória, que a preservação da mesma e a redução de impactos ambientais negativos estivesse enraizada na marca desde o início. Deste modo, todas as embalagens são biodegradáveis e não são utilizados plásticos nem conservantes.
Em relação à recetividade da cidade a este novo prato, o casal classifica o público leiriense como muito curioso. Consideram que várias pessoas chegam até ao “Que seja Poke” também por já terem experimentado Poke noutras cidades. Para além disso, a visibilidade conferida pela forte presença no digital e em plataformas de delivery tem sido crucial para a divulgação da marca e para suscitar o desejo de experimentar. A TIL descobriu que os ingredientes mais pedidos pelos Leirienses são: salmão, tomate, abacate, ananás e cogumelos.
O casal é a prova de que mesmo com as limitações e adversidades impostas pela pandemia, com força de vontade e gosto pelo que se faz, ainda é possível arriscar e criar negócios de sucesso. Para já o “Que seja Poke” divide o espaço com o seu irmão mais velho “Que seja Brigadeiro”, mas os bons resultados perspectivam a abertura de uma loja independente quando retomarmos a normalidade.
Pode saber mais acerca da marca ou realizar a sua encomenda através do Website, Facebook ou Instagram da marca.
Foto: Facebook “Que seja Poke”