Já há uma app para reservar lugar no areal da praia – e foi criada pela leiriense Boser

app boser

Escrito por:

Serão mais de 1300 lugares na praia, disponíveis para reserva antecipada e com todas as conformidades de distanciamento e higiene.

Boser, assim se chama a aplicação criada em Leiria, que vai permitir reservar um lugar na praia. O projeto, vencedor regional em novembro de 2020 da competição de startups, promovido pelo Tourism Explorers, obteve interesse da totalidade dos concessionários da praia da Nazaré para implementação e uso no próximo verão.

Atualmente, a iniciativa tem como foco principal a lotação das praias, no entanto, os criadores e fundadores, Sérgio Martins, em conjunto com a VOID Software e a FastMP, também acreditam que é uma “solução adaptável a espaços públicos ou eventos, conjugando as regras de segurança face à pandemia com o fornecimento de múltiplos serviços através de uma plataforma simples, segura e prática”

A Boser funciona através do mapeamento das barracas, toldos ou chapéus disponíveis em cada concessionário aderente. Acessível no telemóvel ou no computador, a informação ficará disponível online, permitindo a visualização em tempo real da ocupação dos lugares.

Para assinalar o início da época de verão de 2021, os promotores do projeto vão fazer uma demonstração pública na praia da Nazaré (na concessão da Bússola na Onda) na próxima sexta-feira, dia 14 de maio, entre as 11h e as 20h ou então, dependendo das condições atmosféricas, no dia 28 de maio. Nesta apresentação, será feita uma demonstração pública do projeto onde os convidados poderão testar gratuitamente a aplicação e dar a suas opiniões.

O projeto recebeu financiamento do Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro.

 

Texto: Rui Miguel Marques
Fotos: Facebook Boser