Últimos posts de Catarina Ferreira (see all)
Inaugurado a 14 de novembro, Ossos do Ofício não é apenas um cowork, um café ou uma loja, mas sim um autêntico Laboratório Criativo que nasce para dar nova vida a Alcobaça.
Num antigo armazém na Rua da Fonte Nova, pelas mãos dos alcobacenses Luís Cunha e Sandra Menzli, nasceu, no passado mês de novembro, aquele que promete ser o novo ponto de encontro da cidade, com opções culturais para todos os gostos.
Como “bom filho à casa torna”, após 7 anos a viver no Baleal, onde têm uma loja dedicada ao surf, Luís e Sandra decidiram regressar às suas raízes e às ruas que tantas memórias lhes traziam e abrir um novo espaço que colmatasse a falta de oferta que sentiam na cidade.
“Somos de Alcobaça, nascidos e criados aqui, e muito daquilo que nós somos é porque crescemos aqui. Fomos influenciados em todos os aspetos por todas as coisas que aconteciam aqui e havia sempre imensas coisas a acontecer e uma diversidade muito grande que, hoje em dia, não existe”, explicou-nos Luís, acrescentando que com o passar dos anos o casal começou a reparar que a oferta da cidade era cada vez menor e que não existiam opções caso quisessem ir beber um café e passar algum tempo com os amigos.
Acabou por ser através da sugestão de um amigo que Sandra e Luís encontraram o pavilhão abandonado, que acabaram por transformar no espaço Ossos do Ofício, um lugar que não é apenas um café, uma loja ou um cowork, mas sim um autêntico Laboratório Criativo, dinâmico e acolhedor, onde há espaço para tudo e para todos os sonhos. “Queremos muito que isto seja a extensão da casa de cada um e que as pessoas quando vêm aqui se sintam mesmo em casa e tenham tempo para usufruir, venham beber um café e passem aqui tempo, conversem com outras pessoas.”, diz-nos Luís.
Tudo isso é proporcionado por um espaço amplo e mutável, onde tudo está à venda e onde se encontram produtos de pequenos artistas e empreendedores e uma programação diversa, com exposições e concertos, que dão a conhecer ao público o que de melhor se faz em Alcobaça e na região.
Para além da programação cultural diversa, o público pode desfrutar de um copo de vinho, degustar uma tábua de queijos e enchidos, beber um café de Alcobaça e comer uma fatia de bolo, ou até mesmo alugar uma das seis secretárias da zona de cowork e transformá-la no seu espaço de trabalho, ao qual pode ter acesso 24 horas por dia.
O Ossos do Ofício assume-se como um espaço onde “todos podem trazer os seus sonhos e quem sabe, torná-los realidade”, e onde a entre-ajuda e a partilha de conhecimentos são a base do crescimento mútuo, pois tal como refere Luís “juntos conseguimos crescer como um só!”.
Este espaço insere-se, ainda, no projeto “Alcobaça Downtown” que pretende “dar uma nova vida à cidade” dinamizando o espaço urbano, através da aposta numa programação cultural e artística.