The Holdout: A galeria de arte para artistas de todo o mundo

the-holdout-galeria-areeiro-til-magazine

Inaugurada em maio de 2019, numa antiga casa de campo no Areeiro, The Holdout é a galeria de arte dos artistas norte-americanos Hyland Mather e Mando Marie. Mais do que um estúdio e local de exposição,  o projeto ambiciona dar a conhecer a artistas internacionais a região de Leiria.

Hyland Mather e Mando Marie conheceram-se há muitos anos em Denver, Colorado, na primeira Andenken Gallery. Na altura Mando era apenas uma jovem artista e Hyland era o dono da galeria e, apenas, muitos anos depois se tornaram parceiros de vida.

Mando é uma artista versátil, focada em pinturas narrativas e o seu trabalho pode ser encontrado um pouco por toda parte. Já Hyland é curador e proprietário da galeria Andeken, em Amesterdão e o seu trabalho artístico é mais abstrato, estando atualmente exposto em Filadélfia, Denver e Montreal. Juntos, os dois artistas trabalham como um coletivo chamado Stilllife.

A ideia de abrir um espaço em Portugal surgiu há cerca de 8 anos, após uma viagem de Hyland por Portugal e, em 2018, começou a ganhar forma, quando os dois artistas encontraram uma antiga casa de campo desabitada no Areeiro.

Com apenas metade do telhado, sem chão e a necessitar de várias alterações, o espaço tinha tudo o que o que procuravam: uma área de convivência, um espaço para exposições, uma zona de estúdio, um pomar de cidra, muito terreno para jardinagem e cultivo,  localização perto da costa e bons vizinhos, que apoiaram o projeto desde o início.

the-holdout-galeria-areeiro-til-magazine the-holdout-galeria-areeiro-til-magazine the-holdout-galeria-areeiro-til-magazine the-holdout-galeria-areeiro-til-magazine the-holdout-galeria-areeiro-til-magazine
<
>
Galeria The Holdout no Areeiro, Alcobaça.

Após mais de um ano de obras, em maio de 2019, o The Holdout abriu portas, com a primeira residência e exposição artística “Where the Edges Meet”, de Scott Albrecht, um artista americano de Brooklyn. Desde então, o espaço já recebeu quatro outras exposições: Jordy Kerwick / Rachael McCully (Austrália), Cody Hudson (Chicago), Jeffrey Cheung (São Francisco) e, mais recentemente, Expanded Eye, uma dupla de artistas de Londres.

“Estamos abertos a várias ideias diferentes para exibições, especialmente apresentações de uma noite, noites de projeção e de música, entre outras”, explica Hyland, adiantando ainda que a programação do The Holdout de maio a outubro (época de exposições) deste ano “inclui alguns artistas incríveis e talentosos como Koralie (França), Laura Berger (Chicago), Evan Hecox (Colorado) e Unga (Israel)”.

Mais do que um estúdio e local de exposição que permite a artistas internacionais conhecer a região, o The Holdout está também dedicado à produção agrícola e criação de cidra, aproveitando o grande terreno pertencente às instalações da galeria para desenvolver e estimular a agricultura biológica.

Para o futuro, os dois artistas pretendem expandir a oferta do The Holdout com a abertura de um grande estúdio profissional, com material de serigrafia e pintura e equipamentos para trabalhar madeira, de modo a receberem mais artistas visitantes e também a acolherem aulas e workshops para a população local.

 

Fotos: The Holdout