Taberna Sem Regras: Tapas para saborear com poucas ou nenhumas regras

taberna-sem-regras-alcobaça-leiria-restaurante-til-magazine

Escrito por:

Inaugurada a 13 de agosto, a Taberna Sem Regras é o novo conceito de taberna contemporânea de Alcobaça, onde vai poder saborear um bom chuleton maturado ou várias outras tapas para picar.

Taberna Sem Regras foi o nome escolhido por Catarina Vieira, Nelson Ruivo, e Ricardo Vieira para o seu novo restaurante junto ao Mosteiro de Alcobaça, localizado em frente ao seu já conhecido restaurante Meat – Hamburgueria, Pregaria e Companhia.

taberna-sem-regras-alcobaça-leiria-restaurante-til-magazine

O novo espaço de restauração nasce da vontade dos proprietários do Meat de criar um conceito diferenciador e trazer à cidade uma nova opção, “nesta zona achámos que havia falta da questão do picar e de ter umas carnes maturadas”, explica Catarina sobre o conceito que abriu a 13 de agosto, após vários anos de obras e burocracias. “Inicialmente era para ser apenas um armazém mas começámos a ver muito potencial, tanto que só tínhamos a parte de cima do espaço e depois alugámos também a cave, quando realmente decidimos abrir outro projeto.”, contou-nos a empresária, adiantando que “o grafitti já está lá fora feito à imenso tempo. Aqui houve muitos imprevistos, de todo o género, mas principalmente a nível de obras, foi o nosso maior problema.”

Tal como o nome indica, nesta taberna não há uma regra e o cliente é sempre surpreendido, pois o que é servido hoje pode não ser servido amanhã, uma vez que a carta fixa é pequena, e os restantes produtos vão variando de acordo com a disponibilidade e propostas dos fornecedores.

“O que acontece e é realmente engraçado é que, apesar de termos completado um mês à muito pouco tempo, os nossos clientes quando vêm cá já nos perguntam o que é que temos nesse dia que não está na carta.”.

Assim, e obedecendo a nenhuma regra, na Taberna sem Regras pode degustar de alguns pratos do talho ou da lota, com influências portuguesas e espanholas, que pode partir e repartir, como o chuleton maturado, o lombo de bacalhau confitado, o polvo à lagareiro e o lombinho de porco à taberna. Do menu de iguarias fazem ainda parte acompanhamentos e várias outras tapas, marisco e pinchos do chefe para picar, como os ovos revueltos, as tábuas de presuntos (o melhor do mundo de 2017) e queijos, as moelas, as tortillas, as gambas al ajillo ou a salada de polvo à Taberna.

taberna-sem-regras-alcobaça-leiria-restaurante-til-magazine
As Gambas al ajillo são uma das opções de Marisco. Atrás podem ver-se os legumes grelhados que escolhemos para acompanhamento.

Para o grande final pode escolher uma trilogia de pudins, um folhado de maçã, um doce da Taberna ou um brownie com mousse cítrica e coulis de frutos vermelhos.

Para acompanhar a refeição existe ainda uma extensa garrafeira disponível, com opções de vinhos para todos os gostos e feitios, e com todas as cervejas Bohemia à pressão.

Durante a semana, por apenas 10€, pode optar por um menu de almoço que consiste numa criatividade do chefe (tanto pode ser um pequeno pincho, como pode ser uma salada de orelha tipicamente portuguesa), acompanhada por uma sopa do dia e por um prato de carne ou peixe, incluindo ainda um café.

taberna-sem-regras-alcobaça-leiria-restaurante-til-magazine
O grafitti da Taberna Sem Regras é uma das paredes mais fotografadas da cidade.

Apesar de o espaço ter ainda apenas cerca de um mês e meio de funcionamento, o feedback tem sido muito bom, especialmente desde que a notícia da abertura se espalhou. “As pessoas têm-nos dado os parabéns não só pela comida, mas também pelo espaço em si. Desde que pus o número no facebook, tivemos sempre a casa cheia à noite.”, explica a proprietária, recomendando que faça uma reserva se quiser experimentar o espaço.

Horário: 

Terça a Sábado – 12h às 14h30 e 18h às 22h

Domingo – 12h às 14h30

Morada:

Rua Frei António Brandão n.º 8, Alcobaça

 

Texto e Fotos: Catarina Ferreira