Brisas do Liz fora dos 7 melhores doces nacionais


Escrito por:

O doce regional de Leiria não foi um dos grandes sete vencedores das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Mas claro, Brisas do Liz sempre: um orgulho do nosso distrito!

As Brisas do Lis era um dos finalistas das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Infelizmente, o doce típico da cidade de Leiria não conseguiu ser um dos sete vencedores deste concurso.

A final deste evento realizou-se na noite de 7 de setembro, em Montemor-o-Velho. As Brisas do Liz perderam para os doces regionais Crista de Galo, Amêndoa Coberta de Moncorvo,  Roscas de Monção, Folar de Olhão, Mel Biológico de Montesinho, Charutos dos Arcos e Bolinhol de Vizela.

As Brisas do Liz, também conhecidas, embora com menos expressão, como Brisas de Santa Ana, são bolos tradicionais de Leiria, feitos à base de amêndoa, açúcar e ovos. A origem deste doce é bastante antiga e integra a doçaria conventual porque a sua origem remonta às freiras do antigo convento de Santana. Mais tarde,  no seio de uma reconhecida família da cidade de Leiria e apoiando-se em relações de amizade,entre Maria do Céu Lopes e Georgina Santos, em Angola, renasce a receita das tão afamadas Brisas do Liz, pelas talentosas mãos da D. Georgina. De regresso a Leiria, a amizade converteu-se em sociedade, que deu origem ao carismático Café Colonial – ainda hoje recordado como um dos mais emblemáticos da cidade.

 

Foto: Facebook Brisas do Liz