Em Leiria já pode reciclar garrafas de plástico em troca de vales de desconto


“Quando do velho se faz novo, todos ganham!” é o nome da iniciativa que está disponível no LeiriaShopping e pretende ajudar o ambiente, beneficiando os seus utilizadores.

Ajudar para ser ajudado. Parece um bom princípio, não é verdade? Fazer o bem deve ser sempre a sua recompensa e foi isso que pensou o “Do Velho Se Faz Novo” quando decidiu privilegiar as pessoas amigas do ambiente.

A iniciativa está agora disponível em Leiria, no centro comercial Leiria Shopping. Os consumidores só têm de levar consigo as garrafas de plástico, que podem ser de água, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas e depositá-las nesta máquina automática que vemos na imagem. Em troca recebe talões de desconto com o valor de dois cêntimos (garrafas até 0,5l) ou de cinco cêntimos (garrafas maiores, até dois litros).

Quanto aos talões tem a possibilidade de descontar os vales nas suas compras ou então doar o valor a uma instituição social.

Apesar disto, há algumas regras obrigatórias que tem de respeitar e poderá ver no fim desta página.

Esta máquina de reciclagem está também disponível em outras 22 superfícies comerciais, por todo o país.

Regras de utilização:

• São aceites todas as garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET, não reutilizáveis (águas, sumos, refrigerantes, entre outras)
• As restantes embalagens em plástico devem continuar a ser depositadas no ecoponto amarelo.
• As garrafas devem ser colocadas com a base virada para o interior da máquina, uma de cada vez.

• As garrafas não devem ter líquidos nem estar espalmadas.
• As garrafas devem ter tampa e o rótulo intacto com o código de barras legível.

• A máquina de recolha automática emite o talão de desconto, com o valor correspondente à quantidade de garrafas colocadas para reciclagem.