As nossas Brisas do Liz estão na final das 7 Maravilhas de Portugal


Escrito por:

O doce regional de Leiria foi um dos sete finalistas desta meia final. Assim o doce está agora a um passo das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

“São brisas senhor, são brisas!”. O slogan do doce de Leiria é cada vez mais conhecido mas pode agora acrescentar-se também uma presença na final das 7 Maravilhas Doces de Portugal. 

A segunda meia final deste evento realizou-se na noite de 31 de agosto, em Ferreira do Zêzere. As Brisas do Liz foram um dos sete vencedores do concurso. Sem classificações concretas, as Brisas do Liz estiveram sempre nos primeiros lugares da votação entre o 2º e o 3º lugar, juntamente com os Pastéis de Tentúgal (Coimbra) e Bons Maridos (Ferreira do Zêzere). 

A final do concurso acontece no próximo sábado, 7 de setembro.

As Brisas do Liz, também conhecidas, embora com menos expressão, como Brisas de Santa Ana, são bolos tradicionais de Leiria, feitos à base de amêndoa, açúcar e ovos. A origem deste doce é bastante antiga e integra a doçaria conventual porque a sua origem remonta às freiras do antigo convento de Santana. Mais tarde,  no seio de uma reconhecida família da cidade de Leiria e apoiando-se em relações de amizade,entre Maria do Céu Lopes e Georgina Santos, em Angola, renasce a receita das tão afamadas Brisas do Liz, pelas talentosas mãos da D. Georgina. De regresso a Leiria, a amizade converteu-se em sociedade, que deu origem ao carismático Café Colonial – ainda hoje recordado como um dos mais emblemáticos da cidade.

 

Foto: Facebook Brisas do Liz