6 Percursos Pedestres para explorar a região de Leiria


Escrito por:

Com a chegada dos dias primaveris prepare a garrafa de água, o boné e uma peça de fruta e parta à descoberta das melhores relíquias naturais, culturais e históricas que a região tem para oferecer. A TIL deixa-lhe a sugestão de 6 percursos pedestres que atravessam locais com paisagens únicas que vale a pena conhecer.

O pedestrianismo é uma atividade física ao alcance de todos e ao ritmo de cada um. O caráter inclusivo garante momentos agradáveis dos 8 aos 80 anos de idade, em família, entre amigos e até com os amigos de quatro patas. De modo a prevenir lesões, antes de iniciar o percurso deve fazer um ligeiro aquecimento que prepare o corpo para o esforço físico e depois é só desfrutar de toda a envolvência.

Rota Nascente do Lis

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Carina (@rapariga_caminhante)

 

Local de início: Igreja das Fontes, Cortes

Tipo: Circular

Esforço: Moderado

Distância: 9,2 km

Duração: 3h40

Pontos de interesse:  Capela das Fontes; Nascente do rio Lis; Alto da Maunça; Serra da Senhora do Monte.

“O ponto de partida e chegada para este percurso é a igreja da freguesia das Fontes, seguindo o leito do Rio Lis até à sua nascente. Neste percurso, promove-se a beleza natural da nascente do rio Lis. Passando pelo vale entre a Serra da Maunça e a Serra da Senhora do Monte, a rota leva-nos por trilhos e caminhos de terra batida que alternam entre zonas de mato e de floresta.” (VisiteLeiria)

Curvachia | Arrabal

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Fred Kalahari (@fredkalahari)

 

Local de início: Parque de Merendas da Charnequinha

Tipo: Circular

Esforço: Fácil

Distância: 8 km

Duração: 2h30

Pontos de interesse: Mata da Curvachia; Ribeira das Chitas; Caminhos florestais e em asfalto.

Rota do Lapedo

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Visite Leiria (@visiteleiria)

 

Local de início: Parque de Merendas do Vale do Lapedo

Tipo: Circular

Esforço: Fácil

Distância: 4.5 km

Duração: 2h15

Pontos de interesse: Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho; Vale do Lapedo; Mata mediterrânica; Menino do Lapedo; Parque de merendas.

“Na freguesia de Santa Eufémia, a pouco mais de 10 km de Leiria, o Vale do Lapedo traça o cenário perfeito para uma boa caminhada. Este é um percurso que passa pelos trilhos do passado no Vale do Lapedo e visita o Abrigo do Lagar Velho, na companhia do “Menino do Lapedo”, uma criança aqui sepultada há cerca de 29 mil anos. Inclui passagem por encostas calcárias, cursos de água e mata mediterrânica, num percurso bastante dinâmico que mistura trilho com algum asfalto e numa constante variação de inclinações. Conheça o Vale do Lapedo, onde o património cultural se junta à beleza natural.” (VisiteLeiria)

Rota do Peregrino

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Visite Leiria (@visiteleiria)

 

Local de início: Junto à Extensão de Saúde das Cortes

Local de fim: Rotunda dos Peregrinos, Fátima

Tipo: Linear

Esforço: Moderado

Distância: 14.8 km

Duração: 5h

Pontos de interesse: Rio Lis; Casa-Museu João Soares; Igreja Matriz das Cortes; Lagoa de Casal de Lobos; Capela de Nossa Senhora da Memória; Lagoa do Boi.

“Passando pelo centro das Cortes e terminando em Fátima, este percurso é um misto de estrada asfaltada, terra batida e zona florestal. Esta é uma forma diferente de fazer uma peregrinação a Fátima. Esta rota leva-o por caminhos rurais, com um grau de elevação progressivo, o que faz com que lhe seja atribuído um nível de dificuldade moderado. Porém, para os habituais peregrinos de Fátima, a tarefa poderá não ser assim tão diferente e muito mais agradável. É possível apreciar a enorme biodiversidade de fauna e flora, bem como as diversas zonas agrícolas e florestais. Calçado confortável e muita água são obrigatórios para percorrer os quase 15 km de percurso.” (VisiteLeiria)

Rota Leiria Histórica

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Portugalíssimo® (@portugalissimo.official)

 

Local de início: Turismo Centro de Portugal – Delegação de Leiria

Tipo: Circular

Esforço: Fácil

Distância: 4 km

Duração: 2h30

Pontos de interesse: Estátua O Pastor Peregrino; Jardim Luís de Camões;  Praça Francisco Rodrigues Lobo; Casa do Arco/Arcos da Misericórdia; CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (Igreja da Misericórdia); ;  Miradouro Ernesto Korrodi; Igreja de São Pedro;  m|i|mo – museu da imagem em movimento; Muralhas do Castelo/Portas do Norte; Castelo; Casa dos Athaydes; Estátua de Afonso Lopes Vieira;  Mercado de Sant’Ana; Igreja do Espírito Santo; Fonte das Três Bicas;  Igreja e Convento de Santo Agostinho/Museu de LeiriaMoinho do Papel; Parque dos Caniços.

“Neste percurso, num conceito diferente dos restantes, predomina a história e a cultura de Leiria, passando por alguns dos locais mais emblemáticos da cidade. Nestas ruas cheias de história e sempre com o Castelo à vista, destaca-se os traços da antiga judiaria e as marcas deixadas pelo arquiteto Ernesto Korrodi, podendo usufruir de uma vista fantástica sobre a cidade. Dos tempos antigos à modernidade dos nossos dias, conheça Leiria e a beleza que aguarda pela sua visita.” (VisiteLeiria)

Buraco Roto | Batalha

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por João Guerra (@jlguerra)

 

Local de início: Largo da Praça da Fonte

Tipo: Circular

Esforço: Moderado

Distância: 6 km

Pontos de interesse: Buraco Roto; Pia da Ovelha.

“O nome do trajeto é justificado logo no início, assim que sai do largo da Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal. O Buraco Roto é uma “gruta necrópole de uma beleza e enquadramento paisagístico ímpar”. Se pretender visitar o seu interior, nunca o deve fazer sozinho ou sem, pelo menos avisar alguém da sua intenção. Há locais no interior onde a gruta tem água bem como sinais da existência de morcegos. O ex-libris do percurso fica localizado no meio de uma zona de mata, onde os carvalhos, os loureiros e os sobreiros se destacam”. (Região de Leiria)

Depois de terminar qualquer um destes percursos, deve alongar os músculos para que recuperem mais depressa do esforço físico realizado.

Nota: A TIL adverte para o cumprimento das regras impostas pela DGS relativas às atividades no exterior, dada a crise sanitária que vivemos. Proteja-se a si e aos outros!

 

Foto: DR