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A marca “Que seja Brigadeiro” nasceu em 2020, na cidade de Leiria, trazendo o melhor que a doçaria artesanal brasileira tem para oferecer. O brigadeiro é o ícone da marca e surge em vários sabores, entre eles tradicional, Kinder Bueno, pintarolas e coco.
Apesar de todos os aspetos negativos que a pandemia tem acarretado, a verdade é que catalisou a veia empreendedora de muitos jovens da região – que o digam Vitória Dias e Jonas Polzin, os rostos por detrás da marca “Que seja Brigadeiro”. O confinamento deu-lhes mais tempo para desfrutarem da doçaria caseira e daí à abertura do negócio próprio foi apenas uma questão de meses.
A TIL esteve à conversa com o jovem casal e descobriu mais acerca da história da marca. Atenção: não nos responsabilizamos se após a leitura deste artigo “ficar com água na boca” por estas maravilhas.
A ligação do casal a Leiria surgiu por via académica, uma vez que ambos vieram do Brasil para estudar no Instituto Politécnico de Leiria, ele engenharia civil e ela nutrição. Vitória já tinha adquirido experiência na confeção de doces tradicionais brasileiros através das vivências familiares e, durante o primeiro confinamento, decidiu dedicar mais tempo à sua paixão pela cozinha – o entusiamo de Jonas e dos amigos próximos pela qualidade dos produtos levou-os a criar uma página de Instagram, onde aceitavam encomendas. Começaram a chover pedidos e Jonas, apercebendo-se do potencial de negócio, iniciou a procura por um espaço para desenvolver o conceito.
Em Setembro de 2020 saltaram do Instagram para um quiosque no LeiriaShopping, nascendo assim a primeira Brigadeiria da Cidade do Lis.
O brigadeiro, sobremesa icónica brasileira, é uma pequena bolinha de felicidade que na sua versão mais tradicional é feita à base de leite condensado e chocolate. No entanto, o tradicional é só o ponto de partida, Vitória menciona “temos diariamente pelo menos 14 sabores disponíveis, entre eles, Kinder Bueno, Oreo, Nutella, Churros, pintarolas, coco e casadinho (mistura de chocolate branco e tradicional)”. Existem ainda brigadeiros temáticos, sabores sazonais (por exemplo, limão, nozes e vinho) e novidades a caminho. A TIL deixa o desafio: para quando um brigadeiro com sabor a Brisa do Liz?
A unidade do brigadeiro custa 1,40€. No entanto, a partir da caixa de 4 unidades fica a 1€ por brigadeiro, o cliente tem liberdade para escolher os sabores a incluir na caixa. O casal avisa, por experiência própria, “nunca dá para comer só 1 brigadeiro, vai sempre apetecer mais”. Jonas confessa que o seu predileto é o brigadeiro tradicional, já Vitória elege o casadinho como sabor favorito.
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Para além do brigadeiro, o Pão de Mel brasileiro (massa de bolo de mel e especiarias com recheio de doce de leite ou brigadeiro e cobertura de chocolate) e o bolo de cenoura, com cobertura de brigadeiro, também são grandes sucessos porque não é fácil encontrar este tipo de doçaria caseira tradicional brasileira à venda em Portugal. Os clientes brasileiros têm comentado que o sabor destes bolos os remete imediatamente para as memórias de infância, de lanches em casa das avós no Brasil.
Existem ainda disponíveis doces no pote, tortas salgadas (camarão, frango ou bacalhau), pão de queijo, coxinhas, menu de brunch ou bolos de aniversário por encomenda.
A constante preocupação com a qualidade, é um dos pilares da filosofia da marca e encontra-se presente desde logo nos ingredientes selecionados. Por exemplo, o chocolate utilizado na confeção dos doce é Callebaut, chocolate belga de renome.
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Desde que se instalaram, a adesão tem ultrapassado as expetativas. Para além da clientela proveniente da crescente comunidade brasileira residente na região, que vê neste conceito a oportunidade de matar saudades da terra natal, o casal mostra-se surpreendido porque “70% das vendas correspondem a clientes portugueses”. Por um lado, muitos portugueses já conheciam este doce, adicionalmente a exposição a um elevado fluxo de pessoas no quiosque do shopping e a oportunidade de dar a provar a quem não conhecia, fez com que muitos ficassem rendidos ao brigadeiro. A marca tem-se difundido rapidamente, é uma doçaria que agrada e fideliza o público leiriense.
No início de 2021, abriram um espaço no coração do centro histórico da cidade, que une a produção à loja de doces, no entanto, o espaço apenas esteve aberto ao público na primeira semana de janeiro, dada a imposição de novo confinamento geral. Ainda assim é da cozinha deste espaço que todos os dias surgem brigadeiros e outras iguarias artesanais, que chegam aos mais gulosos por take-away ou através das plataformas de delivery.
O casal espera com entusiasmo poder receber em breve os clientes novamente no espaço físico. Um local planeado ao detalhe para proporcionar uma experiência agradável e confortável do início ao fim, “pretendemos que com o nosso espaço, atendimento e qualidade do produto o cliente se sinta em casa”. Através desta comfort food pretendem partilhar alegria e paz com “todo o mundo”.
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Ambos confessam que a impossibilidade de estabelecer relação com os clientes, dado o contexto atípico atual, tem-se revelado o maior desafio. Jonas sublinha “tendo em conta que muitos recebem o pedido por delivery, muitas vezes só sabemos o nome dos clientes, sem um rosto ou voz associados, isto significa que não recebemos feedback imediato, não sabemos se o cliente gostou ou não, se pretende voltar, por vezes deixam comentários nas redes sociais mas é raro”. Que seja Brigadeiro tenta contornar esta limitação, assegurando que a qualidade dos produtos fale por si. A presença ativa e dinâmica nas redes sociais e a personalização das embalagens são alguns dos “miminhos” que pretendem estimular a conexão com os clientes.
Para o futuro, os planos passam por expandir a marca “Que seja Brigadeiro” para outras cidades do país e continuar a presentear os clientes com os elevados padrões de qualidade que os distinguem.
Pode saber mais acerca da marca ou realizar a sua encomenda através do Facebook ou do Instagram.
Foto: DR