Últimos posts de Rita Silva (see all)
- 6 Percursos Pedestres para explorar a região de Leiria - Abril 2, 2021
- Que seja Poke – Novidade gastronómica em Leiria - Março 31, 2021
- Que seja Brigadeiro – o novo paraíso em Leiria para amantes de chocolate - Março 28, 2021
O Município da Batalha comunicou, esta semana, que irão ser alvo de requalificações o Ecoparque sensorial da Pia do Urso, os percursos pedestres do município e a zona de escalada de Reguengo do Fetal. Foi ainda anunciada a criação de dois novos percursos pedestres: a “Rota das Pedreiras Históricas do Mosteiro da Batalha” e “Collippo ao Vale do Lena”.
As requalificações a realizar anunciadas pelo Município da Batalha centram-se na dinamização dos recursos naturais e do Turismo de Natureza. O Ecoparque sensorial da Pia do Urso, os percursos pedonais e a zona de escalada de Reguengo do Fetal serão sujeitos a intervenções.
De acordo com presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a recuperação do setor do turismo e a aposta no turismo da natureza, são objetivos prioritários para o relançamento da economia local no período pós pandemia e ao nível do reforço das alternativas de lazer para os cidadãos – estamos a viver momentos exigentes, de confinamento, mas também de despertar para a valorização do desporto e da fruição da natureza, áreas que oferecem uma melhor qualidade de vida à população”.
O autarca acrescentou ainda “Nos últimos anos triplicámos o investimento de ecovias e trilhos do concelho e pretendemos ir mais longe. Desde março de 2020, percebendo os efeitos que a pandemia de covid-19 teria no Turismo e na necessidade de reinventarmos a nossa oferta, acelerámos as candidaturas e processo de empreitadas de ecovias e trilhos, porque percebemos que o núcleo da nossa montra turística – Cultura, Gastronomia e eventos – sofrerá uma forte limitação”.
A TIL procurou saber mais acerca destas novidades que irão enaltecer os encantos da Batalha:
Aldeia da Pia do Urso
Ver esta publicação no Instagram
A Aldeia da Pia do Urso situa-se no concelho da Batalha, freguesia de São Mamede. Trata-se de uma típica aldeia serrana, com várias habitações em pedra e madeira, inserida na magnífica Serra de Aire e Candeeiros. O nome do local é motivado por uma história antiga – segundo reza a lenda, um urso que antigamente vivia naquela serra tinha por hábito ir beber água a uma pia originada da formação rochosa – daí o nome Pia do Urso. A Aldeia da Pia do Urso constitui hoje um ponto de interesse turístico nacional decorrente da sua recuperação e da implementação de um Parque temático e sensorial, adaptado a invisuais, acompanhado de um circuito pedestre. Além da paisagem envolvente, o parque é composto por diversas estações interativas e didáticas. As placas existentes ao longo do percurso possuem informação em português, inglês e braille e a entrada é gratuita.
Fruto da ampla utilização e do desgaste natural, as seguintes estações interativas necessitam de ser requalificadas: Estação Jurássica, Estação Musical, Estação Abstrata e Estação Lúdica.
Percursos Pedestres
Ao nível dos percursos pedestres, o projeto contempla a renovação da sinalética dos percursos existentes no concelho da Batalha (PR1 – Mata do Cerejal; PR2 – Buraco Roto; PR3 – Rota dos Moinhos; e PR4 – Caminho Ferro Mineiro do Lena).
Para além disso, o plano inclui a marcação de dois novos percursos pedestres: a “Rota das Pedreiras Históricas do Mosteiro da Batalha”, no Reguengo do Fetal e o Percurso Pedestre “Collippo ao Vale do Lena”, na Golpilheira.
A “Rota das Pedreiras Históricas do Mosteiro da Batalha” pretende dar a conhecer os locais de onde foi extraída a pedra para a construção do mosteiro local. Prevê-se que a rota, com cerca de nove quilómetros, inclua a passagem por três pedreiras (Valinho do Rei, Pidiogo e Reguengo do Fetal), das quais estudos científicos comprovam que foi retirado o calcário para as diferentes fases de execução do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, após a vitória dos portugueses sobre os castelhanos na Batalha de Aljubarrota, como também para a sua recuperação, após o terramoto de 1755.
O percurso “Collipo ao Vale do Lena” ligará as freguesias da Batalha e da Golpilheira.
Escalada
A instalação da Parede de Escalada de Reguengo do Fetal e respetiva sinalética é também uma das intervenções previstas
O Município reforçou que a ideia, destas requalificações e novos projetos, é procurar alternativas para que as pessoas tenham mais e melhores ecovias onde possam caminhar, correr, passear de bicicleta e desfrutar da paisagem para além da oferta cultural diversificada já existente na região, na qual o Mosteiro da Batalha é a principal referência.
As intervenções mencionadas, associadas ao turismo de natureza, representam na totalidade um investimento de 116 mil euros, comparticipado em 85% pelos fundos europeus do Centro 2020. Os vários projetos aprovados no âmbito da candidatura, encontram-se em fase de concurso para realização das respetivas intervenções, estimando-se a sua conclusão nos próximos 60 a 90 dias.
Foto: DR