4 itinerários obrigatórios para aproveitar a campanha de descontos em Museus e Monumentos


Todos tivemos de nos adaptar ao modo de vida que os novos tempos exigem e a necessidade de reinvenção tem sido uma constante! Nos últimos meses a cultura foi um dos sectores mais afetados e uma das medidas, implementadas pelo Ministério da Cultura, para acelerar a recuperação, foi o lançamento de uma campanha de descontos em museus e monumentos nacionais. O programa inclui mais de 60 equipamentos culturais espalhados pelo país.

O rico património cultural do distrito de Leiria faz com que várias atrações turísticas do nosso distrito estejam incluídas nas rotas sugeridas. Alcobaça, Batalha, Peniche e Caldas da Rainha fazem parte da campanha.

A secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, em declarações à Lusa mencionou “Construímos 17 itinerários, agrupados por diferentes temas ou por regiões e que incluem mais de 60 equipamentos culturais espalhados por todo o país, e os descontos consubstanciam-se na compra de um bilhete para estes itinerários, que tem a duração de sete dias. Ou seja, cada um dos visitantes tem sete dias para usufruir dos equipamentos que fazem parte desse itinerário”.

No caso dos bilhetes individuais, o desconto será de 25% sobre o valor normal desse pacote. Nos bilhetes de família, o desconto é de 45% e o conceito de família inclui “os ascendentes ou os descentes, num total de até 10 pessoas”. Assim, poderá descobrir o património cultural em conjunto com avós e filhos. Os bilhetes podem ser adquiridos em qualquer equipamento cultural.

Fonte: Cultura Portugal

O Ministério da Cultura promoveu esta campanha no sentido de alargar a oferta cultural a preços mais reduzidos, concedendo acesso à cultura aos muitos Portugueses que este ano irão passar as férias em Portugal. Deste modo, os portugueses terão “a oportunidade de visitar ou revisitar os museus e monumentos, a um custo mais reduzido, num ano que se espera que seja excecional, em que temos noção das dificuldades que muitos portugueses estão a atravessar do ponto de vista económico”.

O ministério garantiu ainda que todos os esforços foram reunidos para garantir a segurança e o cumprimento das medidas de proteção relativas à pandemia. Assim, confiança e tranquilidade é o que se pode esperar ao longo dos itinerários.

Esta é uma excelente oportunidade para redescobrir os vários ícones culturais da nossa região! Dos itinerários disponíveis, os que incluem atrações no distrito de Leiria são:

  • Itinerário do Eixo Batalha – Peniche:

    Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Museu Nacional Resistência e Liberdade, Museu de José Malhoa e Museu da Cerâmica.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Marta Santos (@mphotx_) a

 

  • Itinerário da Região Centro:

    Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Museu de José Malhoa e Museu de Cerâmica.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Photogaleria_portugal (@photogaleria_portugal) a

 

 

  • Itinerário Conventos e Mosteiros:

    Mosteiro da Batalha e Mosteiro de Alcobaça.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Guest Churches (@guest_churches) a

 

  • Itinerário do Património da Unesco:

    Mosteiro da Batalha e Mosteiro de Alcobaça.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por (@wild_choups) a

A lista completa dos itinerários e sítios de património incluídos em cada um, bem como respetivos preços, estão disponíveis online no site www.culturaportugal.gov.pt.

A campanha de descontos dura até 30 de setembro e inclui todos os monumentos, museus, palácios nacionais e sítios arqueológicos, que estão sob tutela do ministério da cultura.

Aproveite este Verão e desfrute das maravilhas históricas e culturais que o Património Português tem para oferecer!

 

Texto: Rita Silva