Primo Basílio assina críticas gastronómicas na TIL


Escrito por:

Restaurantes, preparem-se. A TIL tem um novo cronista (bastante boémio por sinal) que irá avaliar os melhores espaços gastronómicos de Leiria e arredores.

Basílio de Brito* – eternizado Primo Basílio em romance homónimo – cansou-se do pulha que era. Sentiu-se mal com o último comentário, na última página, e desde então tem tentado sobreviver, como fizera toda a vida.

Passaram-se décadas, mais do que um século. Como Excelência que era, adaptara-se à vida que queria mas também há que tinha de ter. Tal sucedeu com Bahia, Paris, Roma, Jerusalém ou Constantinopla. E, dado desgosto camuflado – agora revelado-, também Lisboa teria de ficar para trás.

Instalou-se em Leiria e desde então, não se sabe ao certo quando, vagueia pelas ruas, outrora de D. Dinis, Francisco Rodrigues Lobo, Afonso Lopes Vieira e até, curiosamente, do seu criador.

O homem diz-se mudado, com a mesquinhez a dar lugar ao bom senso. Sabe-se que é possível mudarmos para melhor, mas homens destes têm sempre medo de ficar do avesso.

Em Lisboa tinha dificuldades em comer, desde regressado de Paris. Dizia que só lá se comia bem.

A TIL desafiou o Primo Basílio a tentar deliciar-se pela região Leiria e do Oeste. E todos sabemos que não há motivo mais forte para mudar de vida do que a crítica gastronómica, boémia e despreocupada.

Como bon vivant que é, recusar seria impensável.

 

*O Primo basílio é uma personagem fictícia do seu criador e inspirada no livro com o mesmo nome, de Eça de Queiroz.

 

Foto: PJ