Feira Conventual vai adoçar Figueiró dos Vinhos


Escrito por:

O Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços, de Figueiró dos Vinhos, vai ser palco da XV Feira de Doçaria Conventual, nos dias 31 e 1 de novembro. A TIL levanta a ponta do véu para que saiba o que esperar da celebração dos 15 anos de existência desta Feira.

Foto: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos

A doçaria conventual é um pilar da identidade cultural desta região. A história indica que o receituário da tradição doceira deverá ter nascido nos Conventos de Nossa Senhora da Consolação e Nossa Senhora do Carmo. O Pão-de-ló de Figueiró dos Vinhos e as castanhas doces são os dois ex-libris da região, cujos segredos de confeção têm sido mantidos até aos dias de hoje.

Foto: Visit Portugal

Esta tradição remonta a meados do séc. XVI, aquando da fundação do Mosteiro de Nossa Senhora da Consolação, conhecido como Mosteiro de Santa Clara de Figueiró dos Vinhos, e da vinda de freiras doceiras, oriundas sobretudo do Convento de Santa Clara de Coimbra. Nos dias de hoje poucos são os vestígios dos dois mosteiros, permanecendo apenas, como lembrança desta era, a Fonte das Freiras e parte do edificado do Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços, erigido por Pero de Alcáçova de Vasconcelos em 1598.

Figueiró dos Vinhos convida todos os que queiram viajar no tempo e na história a saborear os segredos dos antepassados. A abertura da mostra de doces conventuais e licores, trazidos por casas de todo o país, está marcada para as 11h do dia 31 de Outubro.

Este ano, dada a conjuntura, as atividades culturais habituais tiveram de ser reduzidas. A Feira irá presentear os visitantes com a divulgação das iguarias e com música ambiente proporcionada pelos músicos figueiroenses, Nuno Sá e João Gil. Esta performance integra o projeto “Região de Leiria – Rede Cultural”, promovido pela CIMRL – Comunidade Inter-municipal da Região de Leiria, co-financiado pela UE através do CENTRO 2020, no âmbito do Eixo 7 “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” (CONSERVAR).

Foto: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos

A edição de 2020 será marcada pelas necessárias restrições face ao vírus COVID-19.  Deste modo, a Feira de Doçaria Conventual obedecerá a todas as normas de higiene e segurança preconizadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente o estabelecimento de circuito de sentido único, uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos e distância de segurança para que todos, visitantes e doceiros, possam usufruir plenamente do evento.

A TIL desafia-o a saborear os segredos dos nossos antepassados, naquela que é uma Feira de exaltação a esta época e aos doces e tradições conventuais de todo o país, que perduram no tempo.

Informações:

31 de outubro e 01 de novembro de 2020  
Sábado: 11h00 – 19h00
Domingo: 10h00 – 19h00

Localização: Convento de Nossa Sr.ª do Carmo, R. dos Bombeiros Voluntários, Figueiró dos Vinhos