Saiba quais os eventos cancelados devido ao Covid-19


A propagação da pandemia Covid-19, mais conhecida por Coronavírus, tem vindo a assombrar Portugal durante estas últimas semanas. Para além do encerramento de escolas, faculdades, bibliotecas e pavilhões por todo o país, os eventos de caráter cultural, académico e desportivo têm, igualmente, sofrido consequências.

A TIL reuniu uma lista dos eventos afetados por todo o distrito de Leiria:

  • Eventos Cancelados

Feira de Antiguidades e Velharias da UF Alcobaça e Vestiaria, marcado para 15 de março. Pode ler-se no comunicado: “Considerando a propagação do coronavírus verificada nos últimos dias no nosso pais, sentimos a obrigação de optar por algumas medidas preventivas no que respeita à atividade da UFAV.”

Recriação histórica da Batalha da Redinha em Pombal, do dia 15 de março.
A Junta de Freguesia de Redinha informa que, em articulação com as autoridades de saúde, em virtude do surto de Covid-19, decidiu o cancelamento das Comemorações das Invasões Francesas, previstas para os dias 14 e 15 de Março”, refere um comunicado assinado pelo presidente Paulo Duarte.

Comemoração do Dia Mundial da Árvore no Parque Verde em Alcobaça, evento marcado para dia 21 de março, que contava com concerto dos HMB. Lê-se no comunicado, “Informa-se que o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Dr. Paulo Inácio, após auscultação das Autoridades de Saúde locais, determinou o cancelamento das atividades previstas para o próximo dia 21 de março, no âmbito das comemorações do 1º Aniversário do Parque Verde e do Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Agricultura 2020, onde se destaca o concerto dos HMB.”

  • Eventos Suspensos

Atividades na Livraria Arquivo até dia 21 de março. Pode ler-se no seu comunicado: Queridos amigos, por razões que se prendem com a contenção da evolução do vírus Covid-19 em Portugal, a Arquivo suspende algumas das actividades da agenda cultural dos próximos dias.”

Programação cultural do Atlas Leiria até ao dia 26 de Março (concertos de Bia Maria, Magon). Foi publicado no seu Facebook: “Por motivos óbvios ligados à saúde de todos, os nossos eventos estão suspensos por tempo indeterminado. Sejam responsáveis e ajudem-se uns aos outros.”

Programação cultural do Cine-Teatro João d’Oliva Monteiro e da Biblioteca Municipal em Alcobaça, que incluiam  concertos de First Breath After Coma e Fuzzil.

Aulas da Universidade Sénior da Nazaré suspensas até 14 de abril.

  • Eventos Adiados

Leiria Film Fest 2020 entre os dias 11 e 15 de março em Leiria e Alcobaça. Foi anunciado no comunicado, via Facebook: “A arte deve ser usufruída na sua plenitude e sem medos. Por isso decidimos adiar a 7.ª Edição do Leiria Film Fest. Mas atenção, que vamos reagendar.”

Fim de Semana de 13 a 14 de Março na Stereogun em Leiria, com concertos de Surma e Sacred Sin. Pode ler-se no comunicado “Tendo em conta a divulgação do Plano de Contingência e a informação fornecida pela Direcção-Geral da Saúde, pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e pelo Governo Português com o objectivo de minimizar o impacto do COVID-19, a Stereogun adia a programação que tinha planeada para este fim-de-semana, 13 e 14 de Março”.

Semana Académica de Leiria, desfile académico e serenata de 15 a 21 de março. Pode ler-se no comunicado: “Tendo em atenção as novas diretrizes da Direção Geral de Saúde em relação às medidas preventivas a executar sobre o vírus Covid-19, informamos que somos obrigados a adiar o evento (…) para data a definir”.

Festival Juncal Jazz, de 21 a 28 de março: “Perante a ameaça de contágio do corona vírus teremos da ajustar a programação do festival de jazz, o que inclui os espectáculos no Instituto Educativo do Juncal e também na Escola Secundária de Porto de Mós. Por isso iremos adiar a sua realização.”

Feira do Livro de Leiria, de 25 a 29 de março, comunicou a Câmara Municipal de Leiria.

XV LeiriaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro na Praia da Vieira, de 26 a 29 de março, foi reagendado, como se lê no seu comunicado via Facebook: “A organização da LeiriaCon, devido à Pandemia COVID19 que se faz agravar em todo o mundo, e tendo também em conta as recentes recomendações da Ministra da Saúde, Marta Temido, decidiu adiar o evento para os próximos dias 21-24 de Maio, no Hotel Cristal – Praia da Vieira.”

Em atualização.