Melhores do ano 2020 no distrito de Leiria, na opinião da TIL

passadiço figueiró dos vinhos

Escrito por:

Street Art pela primeira vez na cidade do vidro, a resiliência de crescer no meio de uma pandemia e uns passadiços falados internacionalmente. São estas as escolhas da TIL, num ano completamente atípico.

Se em 2019 o ano era de enorme crescimento, com as tão diferentes iniciativas culturais para os munícipes, 2020 (graças a tão admirável pandemia), viu-se obrigado a degredir neste registo. Muitos eventos e espetáculos foram adiados ou cancelados, esperando um próximo ano mais convidativo e menos restritivo para se poderem realizar.

Dentro do pouco que se manteve, a nossa revista destacou os três que, para nós, mais se destacaram no circuito do distrito de Leiria e que podem ter representações futuras nos próximos anos. Anunciamos assim o top 3:

3º Festival Sopro (Evento de arte urbana na Marinha Grande)

Festival Sopro: Primeira Edição aliou Arte Urbana e Tradição na Marinha Grande

Apesar da street art já estar em voga em cidades como Leiria e Caldas da Rainha, a Marinha Grande ainda não tinha feito tamanha aposta na cultura urbana. Começou em pleno 2020, com o Festival Sopro.  
Um festival que fica a ganhar, especialmente nos pormenores, já que aqui o festival foi totalmente inspirado na tradição vidreira da cidade, não esquecendo as raízes e oferecendo algo que era dali, sem ainda estar lá. Agora é possível ver duas pinturas em murais e uma escultura no topo do Teatro Stephens.

 

2. Criação Negócios Caseiros

Infusa: a recente loja nas Caldas da Rainha para amantes de tisanas, infusões e gin

2020 foi o ano da resiliência, em especial para aqueles que em plena crise pandémica viram-se a perder grande parte das receitas, despedimentos ou fecho das próprias atividades. E foi aqui que se viu a força de vontade e o sentido de oportunidade.

A TIL anunciou alguns dos muitos serviços que se começaram a fazer em plena pandemia e que parecem estar a trazer muitos bons resultados. A Infusa, nas Caldas da Rainha, é só um dos muitos exemplos criados a partir desta premissa. Parabéns a todos!

 

1. Passadiços Fragas de São Simão

Passadiços das Fragas de São Simão nomeados para os “Óscares do Turismo”

E aqui está o grande vencedor de 2020 para a TIL – os Passadiços das Fragas de São Simão! São cerca de 2km de passadiços de madeira para passear, viver e respirar o interior do distrito – tantas vezes esquecidos até mesmo pelos habitantes das maiores cidades.

Além das inúmeras visitas a este espaço único – completado pelas bonitas águas das Fragas – este novo espaço esteve inclusive nomeado para os “Óscares” internacionais do Turismo. E grandes notícias neste final de ano: os Passadiços vão ser ampliados! Ou seja, será certamente uma referência não só de 2020 mas, quem sabe, das próximas décadas. Parabéns, Figueiró dos Vinhos!

 

Foto: Município Figueiró dos Vinhos