Melhores do ano 2019 no distrito de Leiria, na opinião da TIL

Fazunchar Figueiró dos Vinhos 2019

Escrito por:

Um evento urbano, um doce regional e uma notícia que nos fez chegar à UNESCO. Foram estas as escolhas da nossa revista digital.

2019 foi mais um ano de evolução para o distrito de Leiria. A Nazaré e Peniche conquistaram pessoas de todo o mundo através das suas ondas, os eventos em cidades como Leiria, Alcobaça ou Caldas da Rainha atraíram milhares de visitantes.

Entre eventos e notícias, destacamos o top 3 do que se passou no nosso distrito de Leiria e que, consequentemente, elevou-nos em questões de património e cultura a nível nacional e internacional:

3º Fazunchar – (Evento artes em Figueiró dos Vinhos)

Figueiró dos Vinhos vai FAZUNCHAR com muita street art e concertos

O FAZUNCHAR foi um evento de arte urbana que decorreu em Figueiró dos Vinhos, de 24 de agosto a 1 de setembro. Durante uma semana vários agentes de intervenção artística locais, nacionais e internacionais, de pontos tão diversos como Marrocos ou França, deslocaram-se a este concelho do interior para dar uma nova vida às paredes da cidade.

Também houve espaço para música, ilustrações e outras tantas formas de fazer arte. Um evento completamente gratuito que coloriu sem dúvida uma região que até há pouco tempo era conhecida pela sua escuridão, quando afetada pelos fatídicos incêndios. 

Uma iniciativa que esperemos ver acontecer em próximas edições! Parabéns Figueiró, parabéns FAZUNCHAR!

 

2º Brisas do Liz – (doce chegou à final das 7 Maravilhas Doces de Portugal) 

As nossas Brisas do Liz estão na final das 7 Maravilhas de Portugal

De um total de 907 candidatos provenientes dos 18 distritos do país e regiões autónomas, as Brisas do Liz chegaram aos 14 finalistas, ficando apenas a um passo de serem consideradas uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.

Até aqui, as Brisas do Liz estavam a ficar esquecidas das escolhas de sobremesas pelos leirienses. A verdade é que uma boa estratégia de comunicação e marketing à volta deste doce regional pela cidade e uma boa colaboração com as principais pastelarias da região, ascenderam as Brisas do Liz a nome próprio na televisão nacional!

Infelizmente o nosso doce regional não  chegou às 7 maravilhas mas decididamente ofereceu um novo orgulho a toda a região. Este texto deu para aguçar o apetite?

 

1º Leiria e Caldas da Rainha, cidades criativas da música pela UNESCO

Leiria foi designada Cidade Criativa na área da música e já existem projetos para materializar a escolha da UNESCO

Para a redação da TIL, esta foi o grande momento em 2019 para o nosso distrito. Desde o início da década tem-se notado, ano após ano, iniciativa e evolução na área da cultura, com um bom investimento no que toca à música. 

Leiria e Caldas da Rainha são claramente os dois grandes pólos “musicais” do distrito. A UNESCO não ficou indiferente a esta sucessão de acontecimentos e designou, no final do ano, as duas cidades como Cidades Criativas na área da Música,

Um reconhecimento muito importante para os poucos mas muitos importantes agentes que fazem crescer a cultura musical para as cidades. Eventos de sucesso como por exemplo o Extramuralhas, Há Música na Cidade ou Impulso, e casas cheias nas dezenas de eventos musicais nos teatros das duas cidades são um excelente indicador para o que poderá (continuar a) acontecer em 2020.