Leiria no Top 2 de cidades portuguesas com melhor qualidade de vida!

Rua Direita Leiria

Escrito por: Fotografia por:
Teresa Neto
Teresa Neto
                       

Últimos posts de Teresa Neto (see all)

    Estudo da Deco Proteste envolveu 12 das principais cidades portuguesas. Organização destaca que Leiria lidou bem com a crise pandémica

    “Porque é que vives em Leiria?” É uma das perguntas mais clássicas dos amigos que vivem nas grandes metrópoles. Se costuma responder (e bem) com “qualidade de vida”, esta notícia serve meramente para o justificar. É que a Deco Proteste lançou um estudo que dá a cidade leiriense como a segunda mais cotada no ranking de “cidades portuguesas com melhor qualidade de vida”.

    Cerca de 3500 pessoas foram inquiridas no final do ano de 2020, respondendo a várias questões sobre dez vertentes, tais como o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos. Basicamente tudo o que põe em causa uma melhor qualidade de vida urbana.

    A organização de defesa do consumidor concluiu ainda que “Leiria lidou bem com a crise”. Apesar de se ter chegado à conclusão da queda da qualidade de vida face à pandemia, a verdade é que os habitantes da cidade “revelaram-se os mais satisfeitos com o desempenho municipal, desde o momento em que a crise do coronavírus começou (março de 2020) até à altura em que preencheram o inquérito, no final de 2020”.

    A cidade de Leiria obteve um resultado de 7,1, valor igual ao de Braga e só atrás de Viseu – a cidade vencedora que atingiu 7,4. Abaixo da média estão Porto e Lisboa (6,5 e 6,2, respetivamente).