Rui de Sousa
Últimos posts de Rui de Sousa (see all)
- “Modo Fiesta” é o convite da Pizza Hut este Verão - Julho 28, 2021
- 11 farmácias onde pode fazer os testes rápidos comparticipados à Covid-19 no distrito de Leiria - Julho 12, 2021
- Crítica: Fatherhood é o Super Pai americano mas igualmente básico - Junho 30, 2021
Últimos posts de Teresa Neto (see all)
Estudo da Deco Proteste envolveu 12 das principais cidades portuguesas. Organização destaca que Leiria lidou bem com a crise pandémica
“Porque é que vives em Leiria?” É uma das perguntas mais clássicas dos amigos que vivem nas grandes metrópoles. Se costuma responder (e bem) com “qualidade de vida”, esta notícia serve meramente para o justificar. É que a Deco Proteste lançou um estudo que dá a cidade leiriense como a segunda mais cotada no ranking de “cidades portuguesas com melhor qualidade de vida”.
Cerca de 3500 pessoas foram inquiridas no final do ano de 2020, respondendo a várias questões sobre dez vertentes, tais como o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos. Basicamente tudo o que põe em causa uma melhor qualidade de vida urbana.
A organização de defesa do consumidor concluiu ainda que “Leiria lidou bem com a crise”. Apesar de se ter chegado à conclusão da queda da qualidade de vida face à pandemia, a verdade é que os habitantes da cidade “revelaram-se os mais satisfeitos com o desempenho municipal, desde o momento em que a crise do coronavírus começou (março de 2020) até à altura em que preencheram o inquérito, no final de 2020”.
A cidade de Leiria obteve um resultado de 7,1, valor igual ao de Braga e só atrás de Viseu – a cidade vencedora que atingiu 7,4. Abaixo da média estão Porto e Lisboa (6,5 e 6,2, respetivamente).