Casa da Lídia: Comida que nos faz sentir em casa

Casa da Lídia_leiria_comida caseira_til magazine

Escrito por:
Fotografia por:
Teresa Neto
Teresa Neto
                       

Últimos posts de Teresa Neto (see all)

    A proposta é simples: comida caseira, preparada sem alimentos processados, para ser consumida com uma bela vista para o rio.

    Com um rosto sorridente e boa disposição, foi assim que as irmãs Lídia e Maria Villa Lobos nos receberam no seu novo espaço nos Terraços do Marachão que, após dois anos de muitas obras e burocracia, foi inaugurado a 9 de fevereiro.

    Casa da Lídia_leiria_comida caseira_til magazine
    Irmãs Lídia e Maria Villa Lobos

    A ideia de abrir o espaço partiu de Lídia, cozinheira de profissão há mais de 20 anos, que já cozinhava os bolos, tortas e salgados servidos na Livraria Arquivo e também por encomenda. Já o nome, veio por sugestão de Maria: “Sempre que vamos comer à casa onde ela vive, toda a gente (sogros, irmã, pais) diz que vamos comer à Casa da Lídia, e então surgiu o nome”, conta-nos.

    Casa da Lídia_leiria_comida caseira_til magazine
    Lídia é cozinheira há mais de 20 anos

    O conceito é inspirado nas raízes das proprietárias, e combina na mesma panela as suas raízes moçambicanas e asiáticas e os sabores portugueses, dando origem a vários pratos pouco comuns na oferta de restauração de Leiria, e conquistando já muito sucesso entre os clientes.

    De toda a oferta de pratos, passando pelos pratos vegetarianos, e acabando na pastelaria caseira, o destaque vai para os pratos africanos (a moamba de galinha e a cachupa, por exemplo) e para os bolos, com ou sem açúcar, como a famosa Pavlova de Tangerina, adorados por todos os clientes. “Os bolos que fazemos e colocamos de manhã nas redes sociais, geram muita curiosidade, especialmente a doçaria não convencional, e muitas vezes desaparecem antes da hora de almoço. Há quem ligue a reservar fatias de bolo porque quer mesmo vir experimentar.”, afirma Maria.

    Outros dois favoritos, mas mais tradicionais, são as famosas chamuças de carne e os pastéis de nata caseiros.

    Casa da Lídia_leiria_comida caseira_til magazine
    As chamuças de carne são um dos petiscos favoritos dos clientes

    Se quiser degustar todas estas delícias, pode encomendar um bolo para fora, ou pode aproveitar, durante a semana, os dois menus de almoço disponíveis:

    • Menu grande – Constituído por sopa, prato, bebida (pode optar entre água, vinho, cerveja ou sumo), sobremesa e café, por 10€.
    • Menu pequeno – Constituído por sopa, prato, água e café, por 6,50€.

    Apesar do feedback por parte das pessoas que visitam o espaço ser já muito positivo, as proprietárias afirmam que para além da boa comida, a proximidade e criação de laços com os clientes será sempre uma prioridade, “a intenção é que as pessoas se sintam à vontade e em casa”.

    Casa da Lídia_leiria_comida caseira_til magazine
    Pode visitar o novo espaço nos Terraços do Marachão

    Para o futuro, Lídia e Maria estão a considerar a possibilidade de fazer workshops, para ensinar como se fazem determinados bolos e receitas, incentivando a que as pessoas consumam cada vez menos alimentos e açúcares processados.

    Horário: 

    Terça a sábado – 8h às 19h

    Domingos – 10h às 19h

    Morada:

    Rua Camilo Korrodi, 3, lote 3, 1ºD (Terraços do Marachão), Leiria

     

    Texto: Catarina Ferreira