De um negócio caseiro a um negócio de milhões: a Forall Phones abre em Leiria pela mão de jovem empresário


Escrito por:

Já é possível comprar um telemóvel em 2.ª mão, praticamente novo, a um preço de primeira, em Leiria. Barato, clarifique-se. Depois de Lisboa e do Porto, a Forall Phones abriu hoje, dia 15 de novembro, em Leiria.

A Forall Phones foi uma ideia de um jovem inconformado com os preços altos dos smartphones. Aos 16 anos pediu um iPhone 4s aos pais, que recusaram. Passados seis anos, já com 22, José Costa Rodrigues é o CEO de uma das empresas mais jovens e líder de mercado neste ramo em Portugal, que já ultrapassou a marca de um milhão de euros em vendas.

Agora, é na cidade do Lis, onde nasceu e cresceu, que José expande a sua rede negocial e abre a terceira loja física. A nova Forall Phones está localizada no Leiria Plaza e abriu hoje portas.  para o mês de dezembro já são estimados mais de 80.000 euros em vendas, apenas na loja de Leiria. 

Mais direcionada para a população jovem e estudante, a empresa Forall Phones olha à sustentabilidade, não só da carteira dos clientes como também do ambiente. Vende smartphones, na sua maioria iPhone e Samsung, e equipamento tecnológico seminovo, que podem chegar a uma redução de até 40% e ainda com um ano de garantia. Menos é mais, e prova disso é que o negócio já conta com uma equipa de 50 colaboradores a full-time, agora mais dois em Leiria, e já registou vendas por 14 países da Europa. Tudo isto em menos de três anos. A Forall Phones não é apenas loja física e também combina as vendas com o comércio online, numa plataforma que permite comprar a mesma tecnologia e com entregas em casa.

A Forall Phones arrancou em 2016 e começou com um investimento inicial de 300 euros, sem apoios externos. Mas vamos regressar ao iPhone 4s e ao “não” que acabou por ser a melhor resposta que José podia ter ouvido dos  pais. Na altura com 16 anos não cruzou os braços e vendeu grande parte da tecnologia que tinha em casa através de uma plataforma de vendas online, para conseguir o iPhone. E conseguiu comprá-lo. Mas ainda nem um mês havia passado e o jovem, natural de Ourém, estava a fazer uma revenda do smartphone, com a qual lucrou. A partir daí começou a comprar e a vender smartphones na própria  casa, com um certo engenho de negócio. Negócio, esse, que cresceu de tal maneira, que, passados dois anos, nasceu o conceito de telemóveis para todos e a marca Forall Phones.

E porquê Leiria, agora? O CEO de 22 anos vê esta nova aposta como uma oportunidade de “crescimento e de aproximação ao público jovem e estudante”. Tem vindo a acompanhar de perto o crescimento da cidade nos últimos anos e acredita que este é o momento e o local certo, onde já “fazia falta uma empresa jovem e em crescimento exponencial que invista nos jovens” e permita o acesso “à melhor tecnologia, a preços acessíveis”.

José lembra, ainda, os tempos em que fazia parte da equipa de futebol da União Desportiva de Leiria e já desde aí como capitão, considerou ter adquirido “grandes competências de liderança e de trabalho de equipa”, que se vieram a tornar cruciais até hoje.

Depois de Lisboa e do Porto, Leiria era, para José, “a escolha óbvia” para instalar a terceira Forall Phones. O jovem leiriense, a quem lhe foi rejeitado um telemóvel, hoje vende milhares deles e abre uma loja na sua cidade.

 

Fotografias: Forall Phones e DR