Passadiços das Fragas de São Simão: o percurso está a ser ampliado


Escrito por:

Os passadiços na zona envolvente da praia fluvial das Fragas de São Simão continuam a crescer. Um novo troço está a ser construído para ligar o percurso existente à zona da ermida de São Simão.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Fragas de São Simão (@fragasdesaosimao)

 

Os passadiços já existentes, inaugurados em julho 2020, têm feito as delícias de quem visita a zona.

A estrutura de madeira tem cerca de dois quilómetros de extensão, fazendo a ligação entre a aldeia de xisto de Casal de São Simão e o altaneiro miradouro, com vista sobre a zona verde do interior – também requalificado de forma a enquadrar-se como elemento deste percurso – passando pela deslumbrante zona balnear, onde a Ribeira de Alge rasga o maciço rochoso e segue o seu caminho em direção ao Zêzere.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Portugal ✦ SUPER PORTUGAL 🇵🇹 (@super_portugal)

 

O troço mais emblemático do Passadiço das Fragas de São Simão é a gigantesca (e instagramável) escadaria que liga o Miradouro à Praia Fluvial das Fragas de São Simão.

Este projeto tem possibilitado aos visitantes percorrerem, com reduzido impacto ambiental, um caminho que os leva da aldeia até à praia que é escoltada pelas fragas que a batizam. Deste modo, o percurso permite desfrutar da paisagem típica da Serra da Lousã, no concelho de Figueiró dos Vinhos, bem no centro de Portugal.

Já se encontra a decorrer a segunda fase de construção do projeto: mais de um quilómetro de passadiços, com partida da Ermida de São Simão, um dos templos mais antigos de Figueiró dos Vinhos, datado de 1458.

Este novo troço de percurso pedonal pretende alargar a interligação das atrações existentes (ermida, aldeia, praia fluvial, património natural, miradouro e a oferta turística ao nível da restauração, alojamento e animação turística), melhorar a acessibilidade e dar continuidade à execução do plano global de valorização turística de Figueiró dos Vinhos.

O valor de investimento é de cerca de 63 mil euros, comparticipado em 85% pelo CENTRO2020, no âmbito do PROVERE – Rede das Aldeias do Xisto 2020, cuja entidade gestora é a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

A empreitada em curso pretende “complementar a oferta” e “permitirá a valorização turística da zona, potenciando a atratividade, não só por via do reforço da oferta, mas também pelo incremento da notoriedade da região como destino turístico no âmbito da rede das Aldeias do Xisto”.

 

Foto: DR