Últimos posts de Rita Silva (see all)
- 6 Percursos Pedestres para explorar a região de Leiria - Abril 2, 2021
- Que seja Poke – Novidade gastronómica em Leiria - Março 31, 2021
- Que seja Brigadeiro – o novo paraíso em Leiria para amantes de chocolate - Março 28, 2021
Situado em São Pedro de Moel, o Joy Beach House é um boutique hotel com 5 suites independentes, onde é possível usufruir da simbiose entre as cores da praia e a brisa do pinhal. Num ambiente confortável e luminoso, onde predominam os elementos decorativos naturais, os hóspedes são convidados a desacelerar, respirar, observar e desfrutar.
O Joy Beach House, que abriu ao público no dia 2 de setembro de 2020, localizado onde outrora existia a mediática Residencial Santa Rita, é a nova aposta hoteleira da região.
Fruto de um sonho antigo, o projeto que estava na gaveta há cerca de 12 anos, ganhou finalmente vida e está pronto a receber todos os que queiram acrescentar um pouco mais de joy às suas vidas!
O entusiasmo é notório na voz de Igor Canale, formado em turismo e responsável pela concretização deste projeto, enquanto partilha como decorreu todo o processo de transformação da casa, que já pertencia à sua família, neste boutique hotel.
Não sendo adepto do turismo de massas, há muito que Igor notava a necessidade de um projeto desta tipologia na região – “um ambiente pequeno, intimista, com personalidade, capaz de desacelerar até os mais rápidos e incontroláveis corações e onde os hóspedes se sentissem em casa”, refere.
Ver esta publicação no Instagram
O ambiente é confortável e descontraído, porém com muita identidade, inspirado no slow living, no estilo boho e na simplicidade da natureza. A decoração do espaço foi concebida com recurso a elementos naturais, nomeadamente pedras, flores secas e madeira abandonada dos incêndios de 2017. Igor teve uma participação ativa na concepção de todo o projeto e na construção dos elementos decorativos, de forma a garantir o cunho pessoal na essência do local.
A versatilidade é uma característica presente no Joy, garantindo um ambiente cool de casa de praia no verão e, simultaneamente, uma envolvência cozy para os dias de inverno. Segundo Igor, o nome Joy Beach House surge da grande vontade de “colocar alegria em tudo o que se faz”, proporcionando aos hóspedes uma experiência de conforto, descontração, privacidade e bem-estar, “como se de um prolongamento das suas residências se tratasse”.
Ver esta publicação no Instagram
O Joy tem uma localização privilegiada, numa das regiões mais belas de Portugal e da região centro, entre o extenso Pinhal de Leiria e as praias de São Pedro de Moel. Esta pequena vila de praia é perfeita para quando se pretende fugir da correria da vida quotidiana. Em São Pedro de Moel é possível caminhar por entre as casas pitorescas, percorrer o pinhal, visitar o farol do Penedo da Saudade ou a casa-museu do escritor Afonso Lopes Vieira, desfrutar de peixe e marisco fresco, fazer praia num dia quente de verão ou simplesmente contemplar a natureza, envolta na bruma característica da região. A localização é ainda conveniente para quem pretende visitar outros pontos de interesse na zona centro, por exemplo, Fátima e Nazaré.
Apesar da dificuldade em eleger o seu local predileto em São Pedro de Moel, o anfitrião Igor, recomenda uma visita à Praia Velha e da Concha e um passeio pela Volta dos 5 e pela Volta dos 7, “tirando assim partido da localização do Joy, bem na fronteira entre o verde e o azul”, comenta.
Ver esta publicação no Instagram
A envolvência idílica combina com o que se descobre no interior da casa. A sala de estar foi concebida para ser um local onde é possível relaxar e “fazer o tempo parar”. O espaço é decorado por linhos, algodão, madeiras recicladas, pedras naturais e plantas tornando o ambiente apaziguante e confortável para recuperar energias. Neste espaço é possível encontrar a biblioteca e o Honesty Bar, o cantinho preferido de Igor que, segundo ele, “melhor traduz o que é a identidade do Joy”. Os hóspedes são convidados a preparar algo para beber ou ler um livro, deixando-se embalar pelo conforto da natureza ao seu redor.
Ver esta publicação no Instagram
Os espaços comuns incluem também uma piscina e jacuzzi aquecidos, bem como os irresistíveis terraços, decorados e equipados com cadeiras suspensas, redes de descanso, horta biológica e toda a envolvente de São Pedro de Moel.
Ver esta publicação no Instagram
As 5 suites independentes assumem diversos temas, alinhados com a identidade do Joy. A suite Garden apresenta motivos botânicos e uma vista privilegiada para o pinhal. Na suite Sand, a temática é o boho-chic com um ambiente cheio de personalidade. Para um ambiente mais boémio e despojado, a escolha é a suite Folk. Caso pretenda usufruir de uma noite no conforto de um verdadeiro ninho, existe a suite Nest. Por fim, a suite Sea encontra-se no topo da beach house e dispões de um terraço com vista mar e uma banheira-jacuzzi no interior e no exterior.
Ver esta publicação no Instagram
O projeto tem também uma vertente sustentável como traço de identidade, por isso, integra a preocupação ecológica na funcionalidade e estética da casa. O Joy não utiliza ar condicionado – para o aquecimento utiliza piso radiante e painéis solares e o arrefecimento é feito através de ventoinhas portáteis e da ventilação natural com recurso às grandes janelas, que também proporcionam uma excelente fonte de iluminação natural. A utilização de plásticos e derivados é reduzida ao máximo e muitos dos elementos decorativos resultam da restauração de outras peças já existentes.
Ver esta publicação no Instagram
No Joy Beach House tudo foi pensado ao pormenor para que nada falte durante a estadia. Existe a possibilidade de aluguer bicicletas vintage para fazer um passeio à beira-mar, percorrer a estrada atlântica e contemplar o farol do Penedo da Saudade. Caso opte por um piquenique no pinhal, ou ao pôr-do-sol, é também possível encomendar uma cesta de piquenique recheada de produtos regionais. Por último, se quiser levar uma lembrança da inesquecível estadia, o Joy Beach House dispõe de uma lojinha com artigos feitos na região de Leiria, nomeadamente vinho, cerâmica, artesanato, compotas e têxteis.
O contexto atípico e incerto da pandemia não demoveu a vontade de concretizar o projeto. A abertura está a decorrer em soft opening, cumprindo todas as regras impostas pela DGS e na esperança de que o turismo esteja a funcionar dentro da normalidade no próximo verão.
O balanço daqueles que já por lá passaram é muito positivo e todos manifestam o desejo de regressar no futuro.
Fica a sugestão para aproveitar este novo spot da região. Terá oportunidade de deixar os raios de sol e a brisa do mar entrar no seu quarto, conhecer idílicos caminhos que percorrem o pinhal, usufruir de um dia de praia ou fazer um piquenique e respirar o mais puro dos ares, voltar a ler aquele livro que deixou a meio enquanto saboreia a sua bebida favorita, relaxar na piscina e ver o sol descer atrás da linha do horizonte. En-Joy!
Mais Informações:
Website / Facebook / Instagram
Morada: Praceta Pinhal Do Rei, Nº1 São Pedro De Moel, 2430-532 São Pedro De Moel
Foto: DR