5 Enoturismos a não perder – todos a menos de 45 minutos de Leiria

Enoturismo Gaeiras

Escrito por:

2020 revelou-se como o ano de “viajar para fora, cá dentro” e o enoturismo é uma das opções mais interessantes e seguras para descobrir Portugal num fim de semana de pausa e calor – existem inúmeras Quintas com ofertas de provas, passeios, visitas e até alojamento para uma grande diversidade de programas.

As ofertas de enoturismo do Douro e herdades no Alentejo são as mais conhecidas mas podemos ficar ainda mais perto de casa. Fomos descobrir quais os tesouros escondidos do enoturismo mais próximos de Leiria para que possa passar mais tempo a usufruir da experiência e menos tempo em viagem dentro do carro à torreira do sol.

Com opções de programas de provas, passeios nas vinhas e ainda estadias de cair para o lado, deixamos cinco sugestões de Quintas com possibilidades irresistíveis para experimentar já este ano, e todas a menos de 45 minutos de distância!

Se ainda não tem planos para o fim de semana, inspire-se aqui!

Foto: Quinta dos Capuchos

Enoturismo em Alcobaça? Sim, temos! A Quinta dos Capuchos produz vinho de excelência há várias gerações no sopé da Serra dos Candeeiros. Aqui, além das visitas e provas de vinhos, podem ficar no alojamento da Quinta. Os proprietários recuperaram as casas dos bisavós, mantendo a traça e charme originais. Este é o local perfeito para passar um fim de semana em família.

 

Foto: Vinhos Cortém

Para uma experiência de prova tradicional e intimista, passe pelos Vinhos Cortém, numa pequena encosta perto das Caldas da Rainha. Se gostar tanto que deseja ficar, pode fazê-lo pois têm alojamento no local disponível. Além das suites, pode ususfruir de um terraço no topo da propriedade onde pode beber um copo ao pôr do sol ou da piscina onde pode relaxar e aproveitar as tardes. Aqui, todos os visitantes são recebidos como família. O casal Chris e Helga cuidam da vinha, produzem os vinhos e construíram uma casa onde recebem todos os que querem visitar e provar os vinhos e os deliciosos petiscos de harmonização feitos por Helga. Os vinhos são orgânicos e fantásticos, feitos maioritariamente com castas internacionais que vai adorar descobrir.

 

Foto: Parras Wine

A alguns minutos da vila de Óbidos, fica outro segredo escondido, a Casa das Gaeiras, um palácio histórico e incrível que faz parte da génese e origem dos grandes vinhos brancos desta sub-região. Para plano de fim de semana têm a possibilidade de visitar as vinhas e os belíssimos jardins da propriedade, além de poder provar todo o portfólio de vinhos disponível.

 

Foto: Bacalhoa

Aqui pode visitar aquele que é o maior jardim oriental da Europa, com uma coleção incrível de budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, um jardim recheado de cantos e recantos super instagramáveis. Além de um incrível passeio pelos cantos e recantos deste jardim, pode sempre terminar com uma visita à adega antiga no jardim do solar ou na loja de vinhos para fazer uma prova dos vinhos da marca, escolhidos por si ou pela equipa que o receber.

 

Foto: Vinhos Sanguinhal

A Companhia Agrícola do Sanguinhal é gerida pela família Pereira da Fonseca há mais de 100 anos. Fernando Pessoa bebeu estes vinhos e, hoje, também pode fazê-lo. Basta visitar a propriedade no Bombarral, onde pode descobrir as diferentes adegas, os jardins da família, as vinhas e finalizar com uma belíssima prova de vinhos, acompanhada (ou não) por uma refeição carinhosamente cozinhada pela família.