Últimos posts de Pedro Dinis Ferreira (see all)
- Entrevista Griot: “O disco vive muito de uma história que está a ser contada” - Junho 21, 2020
- 500 pessoas juntaram-se em protesto na Lagoa da Ortigosa contra abate de árvores (com vídeo) - Maio 10, 2020
- Artes à Vila com festival à porta fechada – mas tem concerto de Manel Cruz e muito mais atividades online - Abril 30, 2020
A Skiiks Records é a editora mais recente de Leiria e Wilson Capitão, o seu mentor. Fomos conversar com ele para saber mais sobre a editora, sobre ele e sobre o percurso que quer traçar.
A ideia para esta editora surgiu porque Wilson e o seu irmão Evandro são artistas e sentiram que faltava uma editora que conseguisse promover os músicos/artistas/produtores independentes. O tipo de artistas que querem atrair são primariamente de Leiria, mas não confinados ao distrito e que sejam diferenciadores, ou seja, que de algum modo misturem diferentes estilos e, dessa forma, sejam inovadores para integrarem a família Skiiks Records.

“Nós não queremos qualquer tipo de associação a um estilo musical. O objetivo é pegar em projetos que nós achemos interessantes e dar-lhes uma promoção diferente”, afirma Wilson. Dentro deste espectro, a Skiiks Records almeja encontrar os artistas que sejam também produtores, que tenham noção do seu espaço e que sejam inovadores. Não existindo uma preferência por estilo musical, Wilson afirma que prefere trabalhar com artistas de Leiria, simplesmente pela proximidade que já tem com os músicos de cá, mas que não há qualquer entrave à inclusão de músicos de outros distritos, o importante mesmo é a qualidade dos mesmos.
Sendo também artista, Wilson fez recentemente uma versão da música Wanna Be Basquiat, da Surma. Esta versão é um trabalho em que Wilson junta elementos orquestrais, ou seja, junta elementos de orquestra a uma música essencialmente eletrónica, o que acaba por espelhar a orientação da editora.
Tanto Wilson como Evandro tentam juntar diferentes estilos para que, como diz Wilson: “não seja música seca.” Tendo estudado Gestão, Wilson já tinha algumas bases, mas confessa também que teve ajuda de vários agentes no meio e também do cérebro por trás da Omnichord Records, Hugo Ferreira.
Tendo já lançado o primeiro trabalho com a versão de Wanna Be Basquiat, Wilson e a Skiiks Records têm já preparadas algumas surpresas por isso é estar atento!