Movida.polis: a aplicação desenvolvida em Leiria que põe os utilizadores em forma


O Movida.polis é uma aplicação para telemóveis que funciona como instrutor de exercício ao ar livre, desenvolvida em parceria entre o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o município local.

O programa está disponível para download gratuito (sistemas Android e iOS) e visa aproveitar os equipamentos de exercício disponibilizados em jardins e espaços públicos renovados ao abrigo do programa Polis, lê-se no site do IPL.

Logo que descarreguem a aplicação e preencham um questionário que avalia a sua condição física, os novos utilizadores podem começar a utilizar o programa em cinco espaços da cidade do Lis:

  • Parque Radical (S. Romão)
  • Jardim da Vala Real
  • Jardim do Carpalho
  • Jardim da Almoinha Grande
  • Parque da Foz do Lena

Para isso basta procurarem a placa identificadora de cada uma das cinco estações de treino do percurso, onde consta um código QR que podem ler com os seus telemóveis.

A aplicação funciona como um mediador de atividade física, servindo-se do histórico dos dados da utilização do percurso para sugerir novas recomendações, em função do desempenho e dos objetivos individuais dos utilizadores. Alguns exemplos da interação com a App podem ser vistas aqui.