Entradas gratuitas na reabertura dos espaços culturais de Leiria


A Câmara Municipal de Leiria apresentou o plano de reabertura dos seus museus e espaços culturais, que voltam a receber visitantes já no próximo dia 25. Mas as boas notícias não ficam por aqui – quatro desses lugares terão entrada gratuita.

“Queremos garantir a segurança e a confiança junto dos funcionários e do público”, explica Anabela Graça, vereadora da Cultura, de forma a  justificar as medidas do plano de reabertura dos espaços culturais do município. A estratégia foi  anunciada esta quinta-feira na página oficial da câmara, e no texto, a responsável não esquece  a débil situação financeira da população, que “nunca poderá ser entrave à fruição cultural”. Desta forma, os museus Moinho do Papel, mimo, Agromuseu Municipal e Museu de Leiria terão entrada gratuita até 30 de setembro.

Quanto às medidas sanitárias, estas incluem a disponibilização de desinfetante, obrigatoriedade do uso de máscara, reforço da higienização dos espaços, instalação de separadores físicos e de sinalização, controlo do fluxo de visitantes, redução da lotação das salas de espetáculos, criação de circuitos promotores do distanciamento social e de alternativas interativas.

Os teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco, e a Galeria Banco das Artes são outros dos espaços encerrados devido à pandemia da COVID-19 que também serão reabertos, complementa o comunicado.

Entre os eventos que podem ser visitados na reabertura dos museus municipais, contam-se a exposição “Plasticidade: Uma História dos Plásticos em Portugal”, no Museu de Leiria, a exposição de Bryan Shutmaat, no mimo, ou ainda a exibição “Ernesto Korrodi: Além da Arquitetura”, no Banco das Artes Galeria, que inaugurará também trabalhos de Mircea Albutio.

m|i|mo acolhe exposição vencedora dos New York Photo Awards

Foto: DR