Omnichord Records ensina ecossistema da música no concelho de Leiria

omnichord-records-musica-escolas-leiria-til-magazine-musica-omnipresente

Escrito por:

O projeto “Música Omnipresente” começou a 14 de outubro e pretende formar e educar cerca de quatro mil alunos do concelho de Leiria, através de sessões intensivas sobre o ecossistema da música. A iniciativa decorrerá até julho de 2020.

A iniciativa “Música Omnipresente” nasceu pelas mãos da editora Omnichord Records, em parceria com o Serra – Espaço Cultural e em articulação com os pelouros da Educação, Juventude e Cultura da Câmara de Leiria e ambiciona “abrir horizontes e despertar competências”, dando a conhecer “diferentes géneros musicais e as funções e ofícios do meio, falar do método de criação e preparar os participantes para o palco e para o público”, explica a organização em comunicado.

Contando com a participação de um grupo de 13 artistas e programadores de Leiria na orientação das suas sessões intensivas, a editora de Leiria pretende partir da música e das componentes que lhe estão associadas, para criar ligações com outras artes e capacitar e desenvolver conhecimentos e apetências nos alunos, pais e comunidades escolares, convocando-os ainda para eventos em espaços culturais da cidade.

Numa fase inicial, o projeto que se estende até julho de 2020, abrange todas as escolas públicas do 2.º ciclo e secundário, chegando até cerca de 4 mil alunos, sendo intenção da editora avançar também para o 1.º ciclo e instituições privadas de solidariedade social, numa segunda fase.

Entre os vários formadores, muitos deles ex-alunos das escolas que vão receber o projeto, estão Débora Umbelino (Surma), Filipe Rocha (Sean Riley & Slowriders), Gui Garrido (A Porta), Vasco Silva (Whales) e vários elementos dos First Breath After Coma.

Ao longo das sessões do “Música Omnipresente, vão ser abordados diferentes géneros musicais e as funções e ofícios do meio, havendo também uma vertente pública em concertos em espaços de Leiria, e workshops, conversas e momentos musicais.

Texto: Catarina Ferreira

Foto de Destaque: DR