BOOKS & MOVIES- o festival gratuito que homenageia Sophia Mello Breyner e o escritor Pepetela


Escrito por:

A 6ª. Edição do BOOKS & MOVIES- Festival Literário e de Cinema começa este domingo em Alcobaça até dia 20 de outubro de 2019.

Com um vasto programa, incluindo cinema, teatro, dança, exposições, música, entre outros, o foco principal é o público escolar e também na comunidade em geral. 

No dia 13 de outubro destacam-se as apresentações literárias “Requinte e Paladar. Gastronomia Monástica Alcobacense” do professor e historiador António Maduro, “A Hermenêutica do Amor em Bernardo de Claraval” do autor Amílcar Coelho” e ainda “Cister I, II e III – Atas do II Congresso Internacional dos Mosteiros Cistercienses” do II Congresso Internacional dos Mosteiros Cistercienses. Esta apresentação decorrerá no Museu do Vinho de Alcobaça que será acompanhada por uma prova de vinhos e degustação de produtos regionais. 

Já no dia 14, o espetáculo oficial da abertura do festival “Moçambique” terá início às 21 horas no Cine-Teatro Alcobaça João D’Oliva Monteiro. Esta peça de Jorge Andrade retrata, de forma simbólica, a história do país, do seu contexto político e económico. É no fundo uma história ficcionada de modo a refletir sobre as questões que abalaram Moçambique. 

Se pretende levar os mais pequenos ao festival, dia 15 pelas 10 horas o Books & Movies presenteia-os com “Cinema Infantil: Filminhos Infantis- A Minha Família”, incluindo vários filmes como “Uma Galinha Bem Passada”, “O Rapaz Bolota”, entre muitos mais!
Durante este dia decorre uma estreia nacional, “Teatro de Marionetas: A Viagem de Sophia” do novo espetáculo da companhia alcobacense S.A Marionetas que, a partir do texto “A viagem” do livro “Contos Exemplares” retratam o universo de Sophia de Mello Breyner através de um espetáculo de marionetas.

O filme “Raiva”, o grande vencedor do Prémio Sophia 2019 nas categorias de melhor filme, atriz principal, ator principal, ator secundário, argumento adaptado e ainda direção fotográfica, será transmitido no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro pelas 21 horas. Este filme, retratado em preto e branco, adapta a obra “Seara de Vento” ao grande ecrã, sobre a pobreza e opressões sociais que se inspirou num evento verídico em Beja. 

Durante os dias 16 e 17 o grande público alvo são o público escolar. No entanto, o teatro “Quem São Elas?” será transmitido em ambos os dias na Escola Adães Bermudes pelas 21:30 horas. Em comemoração dos 40 anos da obra literária de António Mota “No meio do nada” surgiu esta peça de Diana Bernardes do Teatro da Transformação. 

Na sexta-feira e no sábado o destaque vai para “Escutar Sophia- Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner” integrado nas comemorações nacionais oficias. O colóquio junta os maiores especialistas na carreira e na obra da autora vindos de Portugal, Espanha e Itália. Decorrerá no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça das 16 às 19h30 horas na sexta-feira e das 9 às 18 horas no sábado.

Igualmente no dia 19, o “Rockfest” inicia-se com O Gajo, acompanhado pela sua viola campaniça e mais tarde os Thee Eviltones, a banda punk e surf britânica vinda de Nottingham. Tudo isto no Museu do Vinho de Alcobaça pelas 22:30 horas. 

O último dia do festival termina com a Gala Books & Movies que homenageará o escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido mundialmente pelo pseudónimo Pepetela.
Na Gala será também atribuído o Prémio Internacional Books & Movies. O vencedor foi revelado no dia 9 de setembro, em reunião pública da Câmara Municipal de Alcobaça, o fotografo leiriense José Luís Pereira. 

É de referir que o festival é totalmente gratuito. Caso queira consultar todo o programa clique aqui.

 

Texto: Filipa Gaspar