Últimos posts de TIL (Redação) (see all)
Leiria tem uma nova banda. Sendo a cidade uma fonte de músicos é tudo normal, mas esta é diferente. Meia Unha é composta por Sal Nunkachov, Diogo Pedrosa e Bernardo Silva, que formaram a banda há pouco mais de um mês e já têm data marcada no ‘Há Música na Cidade’.
Com ironia e alguma crítica à sociedade Sal Nunkachov dá voz a excertos de vários autores, em forma de declamação e, noutros momentos, em canto. A banda tem uma música apenas, que tem a duração de 50 minutos, dividida em 11 capítulos. Autores como Bocage, Henry David Thoreau, Jean Dubuffet, D. Dinis e Alberto Pimenta e o próprio Sal Nunkachov são citados ao longo da música.
Sal Nunkachov descreve esta música como “uma viagem desde os tempos do Big Bang aos tempos de hoje” onde as pessoas ficam “confusas” quando a ouvem.
Diogo Pedrosa e Bernado Silva já vinham de outro projeto quando se juntaram a Sal Nunkachov. Juntos e com ideias diferentes, conseguiram criar uma música com um estilo “indefinido” (nas palavras de Diogo Pedrosa).
“Interessa o que eu tenho a dizer e apetecia-me dizer isto. Todos juntos fizemos desta maneira”, justifica Sal Nunkachov, quando questionado pela diferença da única música.
Diogo Pedrosa está no piano e Bernardo Silva na guitarra e baixo, no entanto, o trio tem vários instrumentos e durante a música os artistas mudam de disposição. Falando em instrumentos, na bateria tanto está Diogo como Bernardo, mas no sábado, para a estreia, nos Correios antigos, o grupo vai ter a presença da baterista Catarina Henriques, da banda feminina Anarchicks.