Há Música na Cidade – com FBAC, Surma e as outras estrelas de Leiria


Escrito por: Fotografia por:
Teresa Neto
Teresa Neto
                       

Últimos posts de Teresa Neto (see all)

    Quatro anos depois da última edição, há mais de 1000 músicos e de uma centena de concertos num dia dedicado à arte musical. A entrada é, como sempre, livre.

    5 de outubro é feriado e a cidade volta a encher-se de música, quatro anos depois. O Há Música Na Cidade regressa ao centro histórico de Leiria com 1200 músicos, nesta que é já a 6ª edição do evento. 

    A música vai fazer-se ouvir em 26 palcos diferentes, entre ruas, pátios, varandas, jardins, igrejas, praças e edifícios antigos em 110 concertos no seu total.

    Surma

    Haverá uma grande variedade de géneros musicais e atuações para todos os gostos. Poderá encontrar a presença de músicos locais bastante conhecidos, bem como artistas emergentes, incluindo estreias!

    Algumas das atuações serão de Few Fingers, Lince, Surma, Churky, Jerónimo, Horse Head Cutters, Twin Transistors, Krake, First Breath After Coma e Whales. A Fade In junta-se ao festival para trazer a Leiria o músico holandês, Jozef Van Wissem, que vem mostrar a música que faz com o seu alaúde num concerto inédito na Igreja da Misericórdia.

    A iniciativa promovida pelo Jornal de Leiria contará com 110 concertos no total, tendo início às 14h30 e devendo terminar à meia-noite de sábado, dia 5 de outubro. A entrada no evento é gratuita. Pode ver o programa completo e os locais dos concertos aqui.

    “É um evento que deve ser uma marca da cidade. Mostra a força e o envolvimento de uma cidade ou região e pode crescer para outro nível. Mas tem de ter outro envolvimento logístico e financeiro”, conclui João Nazário, diretor do Jornal de Leiria e impulsionador deste festival, em declarações à Lusa.

    First Breath After Coma

    Texto: Inês Oliveira e Filipa Gaspar