Divulgado o cartaz da Portinha – incluindo a atividade de mini-repórteres da TIL Magazine, e mais umas quantas confirmações musiciais

A Portinha

A estreia nacional de Jonathan Bree, cantor da Nova Zelândia, é a grande novidade das últimas confirmações do Festival A Porta. Quanto à Portinha, a TIL Magazine vai ensinar os mais pequenos a trabalhar a escrita e a fotografia

Anteriormente, o festival já ter anunciado nomes como Manel Cruz, First Breath After Coma, Bruno Pernadas ou JP Simões e nesta terceira semana de confirmações, juntaram-se mais nove nomes: Jonathan Bree, Ricardo Martins: Silvar, Meneo, Slift, The Physics House Band, Fun Fun Funeral, Phoenician Drive, Claiana e Ornitorrinco.

Jonathan Bree, o cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor da Nova Zelândia, faz a sua estreia musical em Portugal. O artista é conhecido pela música “You’re So Cool”, que se tornou viral no canal youtube.

O baterista Ricardo Martins ( Lobster, Jibóia, Pop Dell’Arte) desenvolve em residência artística no festival, Silvar – uma peça única onde as composições rítmicas são desdobradas em baterias e idiofones, tocados por músicos de Leiria, para um espetáculo exclusivo.

Meneo, o guatemalteco Rigo Pex, uma verdadeira instituição da festa, performer, artista multiforme que se destacou por fazer música com gameboys, vídeo-jogos e computadores obsoletos e dimensionar a sua performance com uma dose de loucura e inesperado.

Além destes nomes, também, estão confirmados a lo-fi pop dos franceses Fun Fun Funeral; o Afrikrautrock dos belgas Phoenician Drive; os Slift, um power trio de Toulouse com gosto pelo psicadelismo dos 70’s, free jazz, kraut e space rock;o post- rock prog dos britânicos The Physics House Band; a festa do cabo verdiano Claiana, ou ainda, o jazz de fusão com o funk e o hip-hop dos lisboetas Ornitorrinco.

A Portinha anuncia cartaz

O módulo que pretende ligar as famílias convida, este ano miúdos e graúdos, a dois grandes fins de semana de festa (16 e 17 de junho / 22 e 23 de junho) com um programa variado de serviço educativo, visitas guiadas, oficinas criativas e worshops.

Divididos por sessões no Jardim da Vala Real, Rua Direita e Parque do Avião, A Portinha terá diversas atividades: música e yoga para crianças, fotografia de espetáculo, dança para seniores, observações ao sol, jogos e histórias, construções em cartão, criação de brinquedos em madeira, arte urbana e atividades de mini-repórteres em parceria com a nossa revista, TIL Magazine.

Esta última atividade tem como principal objetivo o de relacionar o trabalho efetuado na revista para um workshop prático com as crianças (dos 6 aos 10 anos). Os miúdos terão oportunidade de aprender a fazer uma reportagem, tanto na parte escrita como na fotográfica e assim explicar ao público comum o que estão a assistir no Festival a A Porta. Os jornalistas e fotógrafos da TIL serão os responsáveis pelos workshops. As inscrições serão divulgadas em breve.