Saiba se a sua praia é uma das 352 premiadas com Bandeira Azul


Escrito por:

Nos últimos 32 anos, o número de praias galardoadas em Portugal quase quintuplicou. As zonas balneares com Bandeira Azul não param de aumentar em Portugal. Em 2019 são 352 as que ganharam o direito de hastear a Bandeira Azul em 2019, mais 20 que no ano anterior. O poder ostentar a bandeira simboliza qualidade.

Em comunicado de imprensa foi esclarecido que “ esta realidade coloca Portugal no primeiro lugar entre os 44 países cujas praias ostentam este símbolo, sendo também aquele que dentro da União Europeia tem maior percentagem de praias galardoadas (55%) face às designadas como aptas para prática balnear no país. Em número absoluto, o ranking de Bandeiras Azuis continua a ser liderado por Espanha, Grécia, França e Itália.”

Entre as 17 novidades deste ano, destaca-se, na região de Leiria, a entrada da praia do Salgado (Nazaré).

A época balnear inicia-se em junho e dura até setembro.  Estas são algumas das praias mais limpas e seguras da região:

São Martinho do Porto, Alcobaça

Praia que cresce ao longo de uma baía deslumbrante, banhada pelo azul do mar. Pelas suas características é ideal para as crianças e para os desportos náuticos. A baía de S. Martinho do Porto é o último vestígio de um antigo Golfo que até ao século XVI se estendia a Alfeizerão e que se abre ao Oceano através de uma barra.

 

Paredes de Vitória, Alcobaça

Praia com um imenso areal que é abraçado por duas encostas, onde a acácia avança de forma galopante. No centro da praia, localiza-se a pequena povoação, com agradáveis esplanadas, restaurantes, parque infantil e sanitários públicos. Na encosta Sul, bastante urbanizada no topo, existiu uma mina que dá nome a esta zona da praia. A Norte, o areal é limitado pelo “castelo”, uma enorme formação rochosa, onde o vento e o mar moldaram um leão que repousa de frente para o Atlântico. No topo de ambas as encostas, existem boas condições para a prática de parapente.

 

Praia da Nazaré, Nazaré

Pelas suas condições de mar, as ondas da Nazaré são muito procuradas por surfistas e praticantes de bodyboard de várias nacionalidades. Mas sobretudo no verão torna-se uma praia da família, que oferece excelentes condições de segurança para banhistas de várias idades e com diferentes condições de mobilidade.

 

Praia dos Salgados, Nazaré

Protegida pela Serra da Pescaria (a norte) e pela Serra dos Mangues (a sul), localiza-se na freguesia de Famalicão, a Praia do Salgado, um destino muito procurado por quem gosta de tranquilidade. Devido às suas condições naturais, é, igualmente, um destino muito procurado por praticantes de desportos de aventura, como a asa delta ou o parapente.

 

Baleal Norte, Peniche

É bastante conhecida entre os surfistas da zona e do estrangeiro, sendo que uma das suas principais características é o mar agitado. Com uma grande extensão de areia, esta é uma das muitas praias da costa de Peniche com uma beleza natural muito particular.

 

Baleal Sul, Peniche

Aqui pode ir a banhos tranquilamente, com o mar relativamente calmo. Estas ondas não são opção para os surfistas. Mas uma opção acertada é escolher o Baleal Sul para destino de praia, seja pela sua beleza natural, seja pela sua área envolvente e pelos apoios que a praia oferece.

 

Consolação, Peniche

A Praia da Consolação é dotada de excelentes condições terapêuticas (sendo bastante procurada por esse motivo). Situada numa aberta enseada, o iodo acumulado aliado a outras condições naturais e a exposição ao Sol, proporciona o bem-estar de pessoas que procuram a cura dos seus males de origem reumática e óssea.

 

Cova de Alfarroba, Peniche

Situada numa baía acolhedora, a Praia da Cova de Alfarroba é uma estância balnear cuidada e muito apreciada, com um areal espaçoso, separado da estrada por um cordão de dunas que embelezam a paisagem.  A praia abrigada é excelente para banhos e possui completas infraestruturas de apoio.

 

Gambôa, Peniche

A praia da Gambôa envolve-se em pleno património cultural, conhecido como as muralhas de Peniche e o sistema dunar que tem grande valor ambiental. Esta é uma praia de mar cristalino e areia branca e fina, onde poderá descansar e trazer os seus filhos em segurança.

 

Medão — Supertubos, Peniche

A Praia de Medão, mais conhecida por “Supertubos” é, para praticantes do surf e bodyboard, uma paragem obrigatória. Neste momento estão a ser desenvolvidos projetos de apoio aos banhistas, tais como facilidades de acesso à praia para pessoas com deficiência.

 

Consolação, Peniche

O Forte da Praia da Consolação divide-a em duas partes distintas. Do lado sul, encontra-se uma zona de rochas muito rica em iodo. Com uma excelente exposição solar possui excelentes condições terapêuticas, sendo procurada por numerosas pessoas que aqui encontram alívio para doenças de ossos.

Do lado norte, a paisagem é completamente diferente. A partir do forte avista-se um largo e muito extenso areal, que se prolonga por vários quilómetros em direção a Peniche. Banhada pelo mar de ondulação forte, esta praia é muito apreciada pelos praticantes de surf e windsurf.

 

São Bernardino, Peniche

Uma extensão de areia não muito grande, mas com um ar acolhedor que se deve ao facto de estar abrigada entre as arribas que a rodeiam.
Tem bons apoios de praia como um bar-restaurante, é vigiada, tem estacionamento, mas sobretudo permite a combinação da beleza do mar com a tranquila paisagem de vegetação natural envolvente.

 

Pedrógão Centro, Leiria 

O areal está rodeado por uma marginal com restaurantes e bares que na época balnear se tornam no centro da agitação desta estância. No Verão costumam realizar-se concertos, campeonatos de andebol  (que atraem centenas de jovens) e outras atividades desportivas. As animadas noites estivais são um ponto positivo para gente de toda a região.

 

Foz do Arelho-Lagoa, Caldas da Rainha

Encontramos aqui uma praia que se divide em dois lados: de um lado a lagoa, um lugar de grande beleza, ideal para as crianças, devido às águas tranquilas e ideais para a prática de windsurf; e do outro lado, a praia aberta ao mar, que sem grandes correntes, oferece ótimas condições para a prática de surf. Não se questiona a qualidade das suas águas.

 

Praia do Mar, Caldas da Rainha

A Praia do Mar nas Caldas da Rainha é uma praia marítima junto à já sobejamente conhecida Praia da Foz do Arelho. A Praia do Mar encontra-se, também, limitada a Norte pelo Oceano Atlântico e a Sul pela bacia hidrográfica da Lagoa de Óbidos. Dispõe de várias infraestruturas e apoios permitindo, ainda, a prática de vários desportos como surf, bodyboard e windsurf.

 

Agroal, Ourém

A  Praia do Agroal é uma praia fluvial, de carácter rural, que se encontra localizada na maior nascente do Rio Nabão, na freguesia de Formigais. Esta zona, para além da própria praia, tem um parque de merendas com mesas, uma esplanada e um anfiteatro ao ar livre. Toda esta área tem uma grande importância paisagística e ecológica e é ideal para ser aproveitada, através de rotas de caminhada.

 

Osso da Baleia, Pombal

O  seu  nome deve-se ao  aparecimento  de  um  esqueleto de baleia que, segundo testemunhos orais, terá dado  à  costa  naquele  areal  no  início  do  século XX. Se gosta de fauna e flora  pode aproveitar para realizar os percursos pedestres “Trilho da Lagoa de São José” e “Trilho da Baleia Verde” para explorar a zona envolvente.

Conheça os galardoados em detalhe AQUI e veja-os no MAPA.