Últimos posts de Catarina Pedro (see all)
- Come: muito mais do que uma Steakhouse - Fevereiro 28, 2020
- Saiba se a sua praia é uma das 352 premiadas com Bandeira Azul - Junho 18, 2019
- Trail Lagoa de Óbidos junta desporto, aventura e atletismo num só dia - Junho 18, 2019
Chita é um veículo ecológico, único no género e amigo do ambiente. Agora o minibus será o primeiro do país totalmente gratuito.
É o novo orgulho da cidade do Mosteiro. Alcobaça vai também implementar um projeto monumental, ao fazer da Chita, um dos autocarros da cidade, o primeiro transporte público gratuito do país.
Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal, afirmou, durante a sessão da Assembleia Municipal, no passado dia 25 de janeiro, que espera arrancar com o projeto já no próximo mês de fevereiro.

A circulação deste autocarro existe desde 2007, no entanto a adesão da população a este serviço de transporte, prestado pela Rodoviária do Oeste dentro da cidade, foi sempre reduzida. A frequência horária, a dimensão da cidade e os circuitos sinuosos podem explicar a pouca adesão popular ao serviço.
Agora, com uma nova forma, o minibus batizado de “Chita”, em 2014, pelo atual Executivo, traz novidades e promete assegurar a todos os cidadãos um meio de deslocação seguro, gratuito e viável. Além de ecológica e inovadora, a viatura também foi feita a pensar em pessoas com mobilidade reduzida e tem uma zona de rebaixamento no patamar de entrada.
Fotografia: Diário de Leiria