Alcobaça é a primeira cidade do país a ter transporte público gratuito


Escrito por:

Chita é um veículo ecológico, único no género e amigo do ambiente. Agora o minibus será o primeiro do país totalmente gratuito.

É o novo orgulho da cidade do Mosteiro. Alcobaça vai também implementar um projeto monumental, ao fazer da Chita, um dos autocarros da cidade, o primeiro transporte público gratuito do país.

Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal, afirmou, durante a sessão da Assembleia Municipal, no passado dia 25 de janeiro, que espera arrancar com o projeto já no próximo mês de fevereiro.

O Chita, em Alcobaça

A circulação deste autocarro existe desde 2007, no entanto a adesão da população a este serviço de transporte, prestado pela Rodoviária do Oeste dentro da cidade, foi sempre reduzida. A frequência horária, a dimensão da cidade e os circuitos sinuosos podem explicar a pouca adesão popular ao serviço.

Agora, com uma nova forma, o minibus batizado de “Chita”, em 2014, pelo atual Executivo, traz novidades e promete assegurar a todos os cidadãos um meio de deslocação seguro, gratuito e viável.  Além de ecológica e inovadora, a viatura também foi feita a pensar em pessoas com mobilidade reduzida e tem uma zona de rebaixamento no patamar de entrada.

 

Fotografia: Diário de Leiria