Allen Halloween ao vivo no Texas Bar


Escrito por:

Allen Halloween é das figuras mais carismáticas e desconcertantes do rap nacional. No dia 22 de dezembro vai trazer a voz arrastada e a lírica incisiva ao Texas Bar.

 

De seu nome Allen Pires Sanhá, Halloween está no rap nacional há mais de 10 anos e desde o primeiro disco que cimentou o seu espaço dentro do estilo. E esse espaço, passado este tempo, continua só seu.

O álbum Projecto Mary Witch foi editado em 2006 e desde a primeira música que se notava uma visão do hip-hop muito diferente. Os tempos das rimas sempre ondulantes e até fora de tempo carregavam mensagens da rua, de realidades difíceis, e um misto de raiva e sofrimento, tudo envolto em instrumentais arrepiantes. Este disco presenteou-nos com músicas desconcertantes, como Dia de um Dread de 16 anos ou Fly Nigga, mas também com visões mais introspetivas e melódicas com No Love.

No segundo álbum, Halloween mostrou uma evolução tanto nas letras como nos instrumentais, mas com o peso e a agressividade a que nos habituou no primeiro disco. Árvore Kriminal revelou um Halloween mais maduro mudando o foco dos beefs de rua para os problemas sociais.

Sempre com o descontentamento característico de um génio incompreendido, e com as letras como uma flecha apontada a problemas concretos que fizeram e fazem parte da vida de Halloween, este segundo disco de longa duração revelou-nos temas como o mítico Drunfos ou Killa Me.

O último trabalho do rapper oriundo da Guiné de nome Híbrido, trouxe um Halloween ainda mais maduro descrito como tendo uma riqueza de cronista nas palavras e a visão de um mc vivido e conhecedor, tanto da rua como dos problemas do mundo. Temas como Bandido VelhoMarmita BoyLivre-Arbítrio são mais uma das muitas provas do intelecto crítico de Allen e da sua capacidade lírica de abordar, como é hábito, temáticas mais pesadas e outras que não. Halloween não esquece e não perdoa, vive no limiar da sanidade mental e de uma consciência super aguçada. É um poeta que merece ser sentido, pois mesmo quando não se entende todas as sílabas, o sentimento a transmitir é sempre claro e impactante. Um dos grandes mc´s de Portugal e vai estar no Texas Bar. Decididamente, a não perder!

As entradas têm o custo de 10€ e podem ser compradas no dia do espetáculo no Texas.

 

Fotos DR