CHURRASCO SAUDÁVEL? SIM, É POSSÍVEL!


Escrito por:
Catarina Pedro
Catarina Pedro
                       

Últimos posts de Catarina Pedro (see all)

A ideia que, habitualmente, temos de um churrasco é que se trata de uma refeição calórica. Hoje, trazemos, para si, umas dicas para que consiga preparar um churrasco com base numa alimentarão saudável, da autoria da nutricionista Ana Filipa Alves.

As entradas:

Em vez dos típicos patês, opte por guacamole (feito a partir de abacate) ou húmus (feito a partir de grão de bico), para os comer pode usar tostas integrais, tiras de pepino ou de cenoura ou mesmo as tortilhas de milho ou de arroz.

Prato principal:

Opte por carnes brancas e peixe: Bifes de peru ou de frango são fáceis de grelhar, em relação aos peixes pode optar pela sardinha ou até mesmo pelo salmão, pode ainda usar hambúrguer de carnes brancas ou mesmo vegetarianos.

Para temperar as carnes ou peixes escolha o azeite, ervas aromáticas e especiarias e use menos quantidade de sal

Acompanhamentos:

Primeiro tenha uma salada bem diversificada. Pode colocar alface, rúcula, tomate, pepino, cenoura, cebola, beterraba, nabo, o que gostar mesmo. Para temperar use vinagrete ou até mesmo um molho de iogurte (iogurte natural + sumo de limão + salsa, por exemplo). Pode assar legumes na grelha, como beringela, abobora, cogumelos, courgette, pimentos de várias cores, fica ótimo. Outro acompanhamento delicioso é fruta grelhada, como ananás ou pêssego. Pode até fazer espetadas de carne ou peixe com vegetais e fruta.

 

O que beber?

A bebida de eleição já sabe que é sempre água, mas também pode optar por água fresca que ajuda a refrescar num dia de calor, ou então consumir água aromatizada, e aí tem imensas opções, pode usar hortelã, gengibre e limão ou qualquer outra fruta, também tem a opção de chá gelado ou sumo natural sem adição de açúcar.

 

A sobremesa

A parte mais difícil é resistir aos doces típicos, não é? Mas acredite que tem imensas opções saudáveis. Novamente, pode ter a fruta (por exemplo, o ananás é rico numa enzima que se chama bromelina, que ajuda no processo de digestão), gelatina light e gelados sem adição de açúcar ou natas.

Divirta-se a preparar o seu churrasco saudável e sinta-se bem. Afinal, comer saudável é uma questão de escolhas e nós sabemos o que lhe faz bem!