Últimos posts de TIL (Redação) (see all)
Churky foi o grande vencedor da 5ª edição do EDP Live Bands, destacando-se entre as cerca de 300 bandas concorrentes. Com a vitória, o músico alcobacense garantiu a presença no NOS Alive, em Algés, e no Mad Cool Festival, em Madrid, assegurando, ainda, um contrato discográfico com a Sony Music.
Diogo Rico, mais conhecido por Churky, em declarações à TIL, afirma que se encontra “num rollercoaster infindável” após dois meses que seguramente o encherão de orgulho após ter lançado, em abril, o seu EP ‘Estórias’, culminando com o triunfo no concurso, no passado dia 18 de maio. Ainda assim, “estou seguro”, sustenta.
Ao conseguir a vitória, Churky tornou-se no terceiro artista do concelho de Alcobaça a vencer o concurso, após os Plastic People e Cavaliers of Fun terem alcançado o feito em 2017 e 2015, respetivamente. “Começo a achar que estamos a escrever alguma história em Alcobaça”, assegurou, quando confrontado sobre essas múltiplas vitórias de artistas alcobacenses e sobre nomes como Stone Dead e Fuzzil estarem a consolidar-se no panorama nacional. “Todas elas [as bandas mencionadas] têm uma força e vontade brutal de fazer coisas acontecer”, afirma.
O músico alcobacense desistiu dos estudos ainda com 15 anos para se poder dedicar exclusivamente à sua música, assegura que nunca se sentiu sem rumo ou que tinha cometido um erro. “Ainda hoje me lembro da conversa que tive com os meus pais sobre isso. Agradeço-lhes todos os dias a compreensão e a confiança que depositaram, na altura, num garoto de 15 anos. Não deve ser fácil”, recorda. Desde então, já colaborou com algumas bandas, mas tem sido a solo que se tem realmente destacado, tendo lançado o álbum “Golden Riot”, em 2015, de forma independente, assim como o já mencionado EP “Estórias”, em abril último.
Para o futuro está reservado um novo álbum, desta feita sob a alçada da Sony Music. Questionado sobre o disco, Diogo apenas refere que “ainda está em fase embrionária”. “Mas sei que vai ser em português, por opção minha”, sublinha. Seguramente que, em português ou inglês, serão sempre músicas com muito “amor, paz e harmonia”. Foram essas as três palavras que o artista escolheu para definir a sua música.
Para breve, deverão estar na calha várias novidades sobre o músico, relativamente a datas e locais de concertos, que serão oportunamente anunciadas na TIL. Até lá, há a hipótese de assistir ao concerto de Churky no evento Nazaré After Prom, no dia 2 de junho.
Conheça mais artistas vindos de Alcobaça que tem mesmo de conhecer aqui.




