Como fazer do pequeno-almoço um hábito (verdadeiramente) saudável


Escrito por:

Nunca é tarde para relembrar a importância que o pequeno-almoço tem no nosso dia-a-dia. Para além de recarregar o corpo com energia, aclara a mente e acelera o metabolismo. Há ainda estudos que indicam que influencia positivamente o humor. Mas como é que se pode fazer do pequeno-almoço o primeiro passo para uma vida saudável?

Segundo a nutricionista Ana Filipa Alves, o pequeno-almoço deve ser completo, variado e equilibrando. Sugere que esta refeição seja composta por lacticínios, cereais e derivados e, por fim fruta. Tomar um iogurte acompanhado por cinco colheres de sopa de cereais (sem adição de açúcar) e uma maçã, é um exemplo de um pequeno-almoço rico em nutrientes essenciais.

Para quem está a planear uma dieta, as papas de quinoa são uma ótima opção: para além de ser rica em proteína, fibras e minerais é isenta de glúten e é composta por elementos fundamentais que ajudam a combater a obesidade. Para substituir o açúcar ou algum adoçante, a fruta é uma das alternativas mais saudáveis.

Ana Filipa Alves, faz ainda um alerta no qual afirma que é necessário ter em consideração a personalização do plano alimentar, que deverá variar consoante os hábitos e rotinas de cada um.