Clássicos e Desportivos voltam a invadir o Estádio Municipal de Leiria


Escrito por:

A 6ª edição do Leiria Sobre Rodas está quase a chegar e promete dar que falar. De 12 a 15 de Setembro, no Estádio Municipal de Leiria e zonas envolventes, aquele que é um dos maiores eventos nacionais de exposição de veículos clássicos, esperará por mais de 50 mil visitantes, tanto portugueses como estrangeiros.

Este ano a novidade está centrada numa competição exclusiva para R5, que colocará em competição os melhores pilotos nacionais, durante os dias 14 e 15. Aos três primeiros classificados cabe um prémio monetário.

Para além desta prova, o destaque vai igualmente para o ex-piloto italiano de rali, Massimo “Miki” Baision, a figura internacional convidada. É conhecido por ter sido Bicampeão Mundial de Rali nos anos de 1988 e 1989.

Dentro do estádio estará uma exposição temática ligada à comemoração de diversas marcas, como é o caso dos 120 anos de produção Opel, 120 anos da Fiat, 100 anos da Citroen, 70 anos da Aparth e 60 anos do Mini. Estes veículos com história estarão em exposição durante todo o evento, que contará com mais de 350 veículos. 

Como todo este evento é uma comemoração de todo o tipo de veículos com rodas, tanto as motas como as bicicletas têm o seu espaço para uma exposição. 

Haverá, também, espaço para conferências, como é o caso de “Os bastidores do Rali de Portugal”, uma conferência organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria, que contará com dois jornalistas convidados que irão falar sobre a cobertura do evento nos dias de hoje, em comparação com aquilo já decorrido.

Existirá, igualmente, o Leiria EXPO AUTO que apresentará veículos novos e Test-Drives; o Leiria Motorshow, onde a velocidade e drifts serão vistos numa pista de corrida, que passa pelo interior da cidade; e espaços para entrevistas, tertúlias, sessões de autógrafos e apresentação de livros. Para os mais pequenos estará montada uma pista de Karting Infantil, insufláveis e simuladores.

Os passeios de motorizadas e bicicletas antigas e de vespas vai se manter durante esta edição, e no domingo, dia 15, o passeio tradicional de clássicos pelo centro da cidade, irá citar o término do LSB.

A entrada é livre no primeiro dia do evento, os dias restantes são 3 euros, sendo que o bilhete para os três dias são 7,5 euros. Até aos dez anos, as crianças não pagam. Para adquirir bilhetes dirija-se às bilheteiras do estádio ou online pelo website do Teatro José Lúcio da Silva

Para os amantes de veículos e velocidade este é um evento a não perder! Consulte o cartaz do evento, aqui. 

Texto: Filipa Gaspar 

Fotografia: DR