Crónica Collippo: Desejos para 2021 – VIVER, TRABALHAR, DESFRUTAR!

visite leiria

Escrito por:

Nesta crónica a Associação Collippo escreve os seus maiores desejos para 2021 e numa cidade de Leiria repleta de novas oportunidades.

Vivemos num lugar cheio de potencialidades. A cada canto um espaço que poderia ser uma outra coisa qualquer, aquela lojinha perfeita, para o projecto do fulano, que está há anos na gaveta ou aquela coisa que há noutra cidade mas aqui não e nem sabemos bem porquê.

Na Collippo passamos os dias nisto, a sonhar com o que Leiria podia ser. Olhamos para ela como quem sonha com Berlim ou Copenhaga. E como não? Temos um concelho com criatividade vendida a metro, onde o urbano e o rural casam, discutem, mas não se fartam um do outro. Somos hipsters, punks, góticos, betos e saloios. Somos um bocado de tudo e aqui há espaço para toda a gente, em teoria.

Mas como chegamos lá? A esse município fixe onde todos podem ser como são, onde todos têm a oportunidade de se potenciar, cooperar e criar? Para nós, parte da solução passa por colocar os jovens-adultos no centro das políticas locais, não como meros livros de consulta, mas como parte integrante nos momentos de planear, decidir, implementar e avaliar. Os jovens
são conectores, curiosos, criativos e dinâmicos. São o futuro dos municípios, literalmente!

Mas enquanto não temos essa possibilidade, ou melhor, enquanto a pandemia nos vai alterando os planos, deixamos os nossos desejos para nossa cidade.
Desejamos ter melhor acesso a cuidados de saúde, melhores condições de mobilidade, VIVER com a diversidade e ser sustentáveis social, financeira e ambientalmente nas nossas rotinas diárias, para que possamos realmente planear viver aqui por muitos e longos anos.

Desejamos TRABALHAR, em empregos justos e qualificados, com salários competitivos. Queremos sentir mais apoio no acesso ao emprego, a plataformas de comunicação entre os jovens que cá temos e os jovens que cá são precisos.

Mas também queremos DESFRUTAR, sentir, abraçar, voltar a assistir a espetáculos, festivais, música na rua, nos bares, nos espaços públicos! Se antes da pandemia a cultura, o entretenimento e o lazer eram considerados luxos, nos dias que correm sabemos que estes são essenciais para o nosso bem-estar.

Para que estes desejos se concretizem, é essencial criar proximidade entre instituições locais e a comunidade jovem, que em conjunto podem promover o crescimento do município e construir políticas eficazes. Políticas que viabilizem a fixação dos jovens, como falámos há pouco, mas também que encoragem a vida por Leiria além do emprego, adoramos esta cidade e só
queremos vê-la a prosperar geração após geração.

E que 2021 seja o início da construção desse município bom de viver, trabalhar e desfrutar.

 

Foto: Visite Leiria