5 opções deliciosas para quem não gosta do clássico Bolo Rei, em Leiria


Bolo Rei não é para todas as bocas. A TIL foi à procura de várias pastelarias na região, com opções incríveis para ter na mesa de Natal… ou até no Dia de Reis.

Fruta cristalizada é o ingrediente principal do Bolo Rei e talvez o elemento que lhe dá tantos fãs como haters deste doce típico de Natal. A TIL pensou nesta questão e sensibilizou-se com os não apreciadores do Bolo Rei. 

Nesta lista estão cinco bolos de pastelarias da região, onde frutos secos não faltam e frutas cristalizadas não aparecem. Existem alternativas como o Bolo Rainha, o Escangalhado e até uma Trança de Chcololate. Alguns deles, inclusive, foram incluidos nos prémios de “Melhor Bolo Rei de Portugal” – um concurso ACIP já com várias edições e que premiou algumas das pastelarias que mencionamos abaixo:

Coroa Real, da Real Padaria (Leiria)

coroa real padaria

Frutos secos aqui não faltam – noz, amêndoa, cajú, avelã e pinhão. E agora imagine estes frutos ligados a uma massa fofa, coberta com recheio de doce de ovo. Chama-se Coroa Real e é uma das inovações da Padaria Real.

Bolo Rainha, do Atelier do Doce (Alfeizerão)

bolo rainha atelier do doce

Este é um Bolo Rainha divinal, sem qualquer daquelas cores berrantes que tanto aterrorizam os não apreciadores do clássico. Este, do Atelier do Doce, conquistou a medalha de bronze a nível nacional, o que faz por si só, uma referência em toda a região.  Ah, e há cinco anos este mesmo bolo conquistou o prémio de melhor Bolo Rainha do país. Portanto… é à confiança!

Bolo Rainha da Pastelaria Modelo (Benedita)

Se não conhece a Pastelaria Modelo, avisamos já que tem de anotar. Neste ano, além do Bolo Rei clássico, esta pastelaria da Benedita também conquistou a Medalha de Prata, a nível nacional, no seu Bolo Rainha.

Bolo Rei Escangalhado, da Padaria Modelo (Benedita)

E não há duas sem três! Além do Bolo Rei e o Bolo Rainha que mencionamos anteriormente, o Bolo Rei Escangalhado da Pastelaria Modelo também foi premiado – neste caso a medalha de bronze, o que significa nada mais nada menos que o terceiro melhor do país. Uma pastelaria a ter em atenção à sua mesa de Natal!

Trança de Natal, Pastelaria Pires

Para os mais gulosos e os mais persistentes com chocolate, talvez nenhuma das outras quatro opções sejam fiáveis. Não seja por isso, já que nesta deliciosa Trança de Chocolate da Pastelaria Pires pode ter um sabor diferente sem esquecer a típica tradição – todos se contemplam com o exterior deste bolo medalhado no concurso de 2018, na categoria da inovação.

 

Foto: DR