Vai haver um novo Parque Verde – ligado entre os Parceiros e Leiria

parque_verde_leiria

Escrito por:
Rui de Sousa
Rui de Sousa
                       

Últimos posts de Rui de Sousa (see all)

No total são oito hectares que vão ligar a freguesia à cidade de Leiria.

Depois de muitos anos a pedir-se um parque que complementasse o Jardim Luís de Camões, há pouco mais de um ano inaugurava o Jardim da Almuinha, na zona da Nova Leiria. Com um grande sucesso e adesão dos leirienses neste último jardim, começou-se a estudar novas soluções verdes e sustentáveis para acrescentar a Leiria. Uma acaba de ser aprovada: um parque verde que irá ligar os Parceiros a Leiria.

O Parque Verde vai ter uma dimensão de oito hectares e irá ser construído em Porto Moniz e Santa Clara. Este projeto tem como principal protagonista o Rio Lena, sendo que este parque estará nas duas margens do rio.

Com um orçamento de cerca de 1,2€ milhões, o Parque Verde vai ter espaço suficiente para a implementação zonas de clareira, circuitos pedonais e cicláveis, duas pontes pedonais sobre o rio Lena, cafetaria, uma bancada e duas zonas de equipamento infantil (uma até 4 anos e outra até 14).

Quanto às espécies de árvores que vão ser semeadas naquela zona estão o amieiro, freixo, choupo-negro, choupo-de-itália, carvalho cerquinho, sobreiro, salgueiro-branco, tília-comum, carvalho-americano, salgueiro-frágil, zêlha e borrazeira-preta, priveligiando assim árvores mais conhecidas da nossa região.

Para já não há data para o começo das obras naquela zona.

 

Foto: CML