Leiria a Lisboa em meia hora e até ao Porto em 45 minutos – o projeto de comboios a alta velocidade


Escrito por:

Na rota Lisboa-Porto a alta velocidade em 1h15, encontram-se também Aveiro, Coimbra e Leiria no roteiro.

Uma eterna música dos Xutos & Pontapés referia que “de Bragança a Lisboa são 9 horas de distância”. Na continuação, Tim dizia que “devia ter um avião para lá ir mais amiúde”. Não será de avião mas, num futuro próximo e mais na zona litoral, parece que será possível fazer Lisboa-Porto em apenas 1h15, num comboio de alta velocidade. E a melhor notícia? Leiria está contemplada nesta rota!

Até 2030 o Estado vai investir mais de dez mil milhões de euros em 16 projetos ferroviários, incluindo este comboio de alta velocidade Lisboa-Porto. No projeto também estão contempladas as cidades de Aveiro, Coimbra e Leiria. Será possível, por exemplo, fazer uma viagem de Leiria a Lisboa em meia hora e de 45 minutos ao Porto, melhorando abismalmente a rota ferroviária da cidade.

Os objetivos do PNI (Plano Nacional de Investimento) são “melhorar as condições de segurança e de circulação, reduzir os custos operacionais, cumprir o quadro legal em vigor relativamente à exposição da população a níveis elevados de ruído e robustecer a rede ferroviária face às incertezas geradas pelas alterações climáticas”.

 

Foto: Unsplash