Sétima Arte no Parque do Avião – 2 filmes que vai poder ver gratuitamente e ao ar livre


Escrito por:

Prepare as pipocas! As próximas sessões de cinema são no Parque do Avião!

O Teatro José Lúcio da Silva irá dinamizar a projeção de dois filmes no Parque do Avião, em Leiria. Na sexta-feira, dia 4 de Setembro, será apresentado o eterno “Cinema Paraíso” e na próxima semana, dia 11 de Setembro, será exibido o musical “Amazing Grace”.

Segundo a organização, a projeção dos filmes tem caráter experimental mas, caso as condições meteorológicas e a adesão sejam favoráveis, a iniciativa poderá estender-se ao longo do mês de Setembro.

As sessões iniciam às 21h30 e contam com 150 lugares disponíveis. A entrada é gratuita, devendo realizar-se a reserva de lugares através do contacto 244 823 600 ou dirigindo-se à bilheteira do teatro.

A iniciativa surge para ajudar a combater a lacuna a nível de eventos culturais causada pela pandemia, permitindo ao público ganhar confiança para retomar a ida às salas de cinema.

Para lhe aguçar a curiosidade a TIL deixa-lhe algumas informações adicionais acerca dos filmes em exibição:

  • Cinema Paraíso

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Teatro José Lúcio Da Silva (@teatrojlsilva) a

 

O filme, do final da década de 80, da autoria do cineasta italiano Giuseppe Tornatore, conta a história (em flashbacks) de um realizador, Salvatore Di Vitta, que, após a sua mãe lhe revelar que Alfredo morreu, começa a recordar-se dos anos 50, de quando era um rapaz, que vivia numa pequena vila da Sicília e passava a maior parte do tempo no Cinema Paraíso. Aí tornou-se grande amigo do projecionista Alfredo, que se tornou uma figura paternal para o rapaz e o deixava ver todos os filmes que passavam no cinema.

Cinema Paraíso é um clássico do cinema, com grandes lições de humanidade para miúdos e graúdos – é um filme que vai pôr as pessoas a chorar de tristeza e de alegria e despertar as memórias da infância. O filme foi galardoado com vários prémios internacionais, nomeadamente: Óscar (Melhor Filme Estrangeiro), Globo de Ouro (Melhor Filme Estrangeiro), Festival de Cannes (Grande Prémio do Júri) e BAFTA (Melhor Ator, Melhor Ator Secundário, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Música e Melhor Argumento Original).

 

 

  • Amazing Grace

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Amazing Grace Film (@amazinggracemovie) a

 

O filme-concerto Amazing Grace chegou aos cinemas em 2018 e retrata a gravação do maior álbum de gospel de todos os tempos, por Aretha Franklin, em Los Angeles em 1972. A filmar a atuação para um documentário estava Sydney Pollack que, por ter cometido erros de filmagem não sincronizou o som e a imagem e, acabou por desistir de realizar da produção. Até que uma data de peritos foi reunida de modo a resolver a trapalhada: 47 anos após as gravações e já depois da morte da rainha da soul, surge Amazing Grace, o filme que cita as gravações do disco com o mesmo nome.

Trata-se de um testemunho da grandeza vocal de Aretha Franklin que transparece o conhecimento das dores de todos os que sofrem estigmas com a cor da pele e, ainda assim, acreditam que algures lá em cima está alguém que zela por todos.

 

Não perca a oportunidade de ver ou rever estas obras-primas do cinema, num contexto alternativo – bem no coração da nossa cidade!