Já sabe a lotação máxima da sua praia preferida? Conheça os números


Escrito por:
Fotografia por:
Diogo Costa
Diogo Costa
                       

Últimos posts de Diogo Costa (see all)

    Os dados são da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), relativos à lotação máxima de cada praia, durante a época balnear. Nazaré tem capacidade para mais de 17 mil pessoas

    Verão é sol, sol é praia e praia, em 2020, são lotações máximas para nos libertarmos de vez da pandemia originada pela Covid-19. Este ano o dever cívico pede restrições em espaços públicos e as praias nacionais não são excepção.

    Foi a pensar nesta situação que a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) elaborou um gráfico com os vários números relativos à capacidade máxima das praias de todo o país, durante a época balnear.

    Em relação à zona do Oeste, o grande destaque vai para a Praia da Nazaré, que vai poder albergar um máximo de 17,100 pessoas. 

    O gráfico também permite perceber que as praias do concelho de Peniche terão, em média, maior areal para mais banhistas. Aproveite e conheça pormenorizadamente a lotação máxima da sua praia preferida:

    lotação máxima praias leiria

     

     

    Também já é conhecida a capacidade de ocupação das praias dos concelhos de Leiria, Marinha Grande e Pombal. Em Leiria a praia do Pedrógão-Centro poderá receber até 5600 pessoas, enquanto a Praia dos Compistas poderá albergar cerca de 600 campistas.

    Por outro lado, a Praia do Ouro (concelho de Alcobaça) será a praia com menos capacidade de ocupação – 100 utentes. Em Pombal (Osso da Baleia) o limite de indivíduos de praia encontra-se 1900 utentes.

    Já a zona de Leiria tem na Praia Velha terá o maior número de utentes nesta região: 6100 pessoas. Depois erguem-se 5800 para a Vieira, 1900 para São Pedro de Moel e e 500 para as Pedras negras.

     APA também avisa que existe a probabilidade deste números de ocupação poderem subir, considerando a variação da maré.

    Pode encontrar a lista completa da lotação máxima da sua praia preferida aqui.