O novo baloiço de madeira virado para a serra fica em Ourém – e a paisagem é incrível!

Baloiço Talegre

Andar de baloiço deixou de ser apenas para crianças. O Baloiço Talegre, em Alburitel (Ourém), promete muito movimento naquela pequena região. Também foi criado um trilho para lá chegar em segurança e repleto de natureza!

A pandemia e o confinamento deram dores de cabeças à maioria dos portugueses mas a outros ofereceu a mesma dose de ideias para agir e transformar a sua própria região, com a construção do magnifico Baloiço do Talegre , um baloiço de madeira incrível colocado em frente do bosque e da serra.

Esta iniciativa realizou-se em Alburitel, uma pequena terra no concelho de Ourém, pelas mãos de um grupo de jovens locais. A ideia surgiu-lhes depois de um fim de semana passado pela Lousã e o Baloiço de Trevim, provavelmente o mais famoso de todos os baloiços em Portugal.

Com este pensamento acérrimo de dar uma nova vida à localidade, este grupo de jovens composto por João Gonçalves, Francisco Sousa e Ricardo Bento sentia que tinha no meio da Serra de Alburitel, a 18km de Fátima, o sítio ideal para a criação de um baloiço para jovens, adultos e idosos.

E porquê Baloiço do Talegre? “Talegre é um marco geodésico no cimo da serra, onde curiosamente foi construído este baloiço”, explica João Gonçalves em declarações à TIL.  O apoio da Junta de Freguesia de Alburitel foi essencial para levar o proejto avante, que acabou por ser inaugurado a 16 de maio. 

O principal objetivo da criação deste baloiço estava em oferecer uma pequena temática que trouxesse mais pessoas a uma terra que tem uma serra tão bonita e merece ser vista.

O sítio escolhido para a construção do baloiço, é de difíceis condições para se fazer de carro pelo que é aconselhável que a estrada de acesso ao Talegre seja feita a pé.

Para os mais aventureiros  existem também trilhos entre a serra, sendo que existem dois trilhos que merecem a sua atenção: o Trilho do Talegre e o Trilho Tranqilo – dois trilhos espalhados pela serra, sendo que estes têm a motivação extra de terminarem exatamente na zona junto ao novo Baloiço do Talegre. São os dois caminhos ideais para vislumbrar o verde e respirar o ar da Serra de Alburitel. Avisamos desde já que estes caminhos têm muitas pedras pelo caminho…

O baloiço já se começa a tornar um fenómeno nas redes sociais, tal é a procura dos visitantes de várias zonas do distrito, dispostos a esperar para eternizar este momento em fotografias.

Baloiço Talegre Ourém
Baloiço Talegre Ourém

Para chegar ao Baloiço do Talegre, siga até Alburitel pelo IC9 e escolher a primeira saída, da segunda rotunda; sobe o estaleiro e corta na primeira rua à direita, segue em frente, passa por debaixo da ponte do IC9, entra no pinhal e consegue avistar logo o baloiço ao longe.

A localização do baloiço também já está disponível por GPS, através do Google Maps.

 

Foto: Nómadas DR