Joker e mais 5 estreias esta semana no cinema


O super vilão Joker volta aos grandes ecrãs com o seu filme independente Joker, desta vez, interpretado por Joaquin Phoenix. Skin, o drama policial dirigido por Guy Nattiv, é inspirado na curta metragem do mesmo nome que deu direito a um Oscar de melhor curta-metragem em Live-Action. Ainda, Avenida Almirante Reis em 3 Andamentos documenta esta proclamada avenida de Lisboa; para os mais pequenos, os brinquedos da Playmobil ganham vida em Playmobil: O Filme; o amor impossível é retratado na estreia Vita & Virginia; e, por fim, a comédia dramática Yao, interpretada pelos franceses Omar Sy e Lionel Louis Basse.

 

  • Joker

Sozinho na multidão, Arthur Fleck procura conectar-se com alguém. Na sociedade fraturada de Gotham, Arthur vê-se incapaz de encontrar o seu caminho. Este usa duas máscaras, uma delas, pinta-a no seu dia a dia enquanto trabalha como palhaço, já a outra serve como disfarce para se sentir incluído na sociedade fútil que o rodeia. Vivendo numa existência cíclica entre a apatia e a crueldade, Arthur começa a dar ouvidos aos seus pensamentos negativos, enlouquecendo e dando origem ao criminoso que futuramente será conhecido como Joker.

 

  • Skin

Baseado numa história verídica, um jovem criado por skinheads e notório entre os supremacistas brancos, coloca-se contra o ódio deste grupo com o objetivo de mudar a sua vida, enquanto é ajudado pela sua mulher e um ativista negro. 

 

  • Avenida Almirante Reis em 3 Andamentos

Inspirado no estudo geográfico de Aquilino Ribeiro Machado, a realizadora Renata Sancho revisita esta emblemática avenida, marcada pela sua história que é um contínuo palco de manifestações e uma zona de fixação de população migrante. 

 

  • Playmobil: O Filme

A jovem exploradora Marla (na voz de Catarina Perez) embarca numa aventura, depois do seu irmão Charlie (na voz de Francisco Garcia) desaparecer misteriosamente no incrível mundo da Playmobil. Durante esta jornada de resgate, a jovem vai conhecer imensas personagens, como o simpático condutor da caravana Del (na voz de Eduardo Madeira), o agente secreto Rex Dasher, o poderoso Imperador Maximus e muitos mais!

 

  • Vita & Virginia

A verdadeira história de amor entre a escritora Virginia Woolf (Elizabeth Debicki) e a enigmática aristocrata Vita Sackville-West (Gemma Arterton) deram origem ao nascimento do romance ‘Orlando’, que se focava nos encontros de ambas. Vita & Virginia é uma história de um amor verdadeiro, no entanto proibido, contada num estilo contemporâneo sobre duas mulheres.  

 

  • Yao

Yao, um rapaz de 13 anos está disposto a tudo para conhecer o seu herói, o famoso ator francês Seydou Tall. Este foi convidado a ir a Dakar para promover o seu livro, viajando assim pela primeira vez ao seu país de origem. Yao decide fugir e fazer sozinho os 387 quilómetros para conhecer o ator. Comovido com o esforço de Yao, o ator decide escapar às suas obrigações e levar o rapaz a casa, partindo numa viagem de aproximação emocional. 

 

Texto: Filipa Gaspar

Vídeos/Fotografia: DR