Filmes vencedores dos Óscares num cinema ao ar livre em Leiria


Escrito por:

Filas de bilheteiras? Cadeiras? Sala escura? Nada disso. O Jardim da Vala Real e a Villa Portela (no centro de Leiria) vão ser as grandes “salas de cinema”, onde todos poderão assistir a filmes, durante o mês de setembro.  Para além de poderem levar os mais pequenos para assistirem à sessão infantil, a entrada será igualmente gratuita.

Cinema Vadio já não é um nome estranho na cidade do Lis. Este projeto, organizado pela ecO – Associação Cultural de Leiria e pela Câmara Municipal, já conta a quinta edição. A grande novidade deste ano chegou com a nova ‘sala de cinema’: a Villa Portela.

A ‘sala de cinema’ do primeiro fim de semana, 6 e 7 de setembro, vai ser o Jardim da Vala Real, junto ao rio. Com o céu estrelado, certamente não faltarão pipocas . “Green Book” (Um guia para a vida) é a primeira exibição deste grande evento, que tem hora marcada para as 21h30. Uma comédia dramática que retrata a história de um pianista afro-americano de renome mundial, prestes a embarcar numa turnê pelo sul dos Estados Unidos, em 1962, onde é obrigado a enfrentar o racismo e os perigos de uma era de segregação racial.

 

No sábado, o dia é dedicado aos mais novos. “Smallfoot: Uma Aventura Gelada” é um filme de animação sobre um jovem Yeti, conhecido como “Abominável Homem das Neves”, que tenta convencer a sua espécie, de que os seres humanos existem. Esta aventura tem início às 21h30.

 

O segundo fim de semana de Cinema Vadio, acontece nos dias 20 e 21 de setembro e será marcado, não apenas com filmes, mas também com música a acompanhar estes dois dias na Villa Portela, um palacete no centro da cidade.

Charlie Mancini é o artista que sobe ao “palco” da Villa Portela, no dia 20, sexta-feira, com o Cine Concerto, uma viagem musical que leva o público ao período clássico do cinema. Uma experiência irresistível a partir das 21h30.

No último dia, 21 de setembro, o Cinema Vadio apresenta “BlacKkKlansman”, um filme que retrata a história, na década de 70, do primeiro detetive negro a entrar na polícia de Colorado Springs.

 

Mas a festa não acaba aqui. Para terminar este evento, que transforma recantos da cidade do Lis numa tela de cinema, a Villa Portela recebe um Dj Set Vadio com Peregrino, a partir das 00h00.

 

Texto: Cláudia Borges Monteiro 

Fotografias/vídeo: DR