TEDx Alcobaça: “Esta foi a nossa jogada, agora ficamos à espera da vossa” E a ti, o que te move?

tedx-alcobaça-til-magazine-your-move

Escrito por:

Diana Nicolau, Luís Costa e Nuno Duarte foram os oradores principais numa tarde motivadora em Alcobaça,  com a primeira conferência TEDx Alcobaça, sob o tema “YOUR Move”.

Ontem, dia 6 de julho, o Cine-teatro João d’Oliva Monteiro, em Alcobaça, foi palco da primeira conferência TEDx Alcobaça, organizada por alunos e antigos alunos da ESDICA.

Sob o tema geral “YOUR Move”, foram preparadas 6 talks sobre temáticas importantes no contexto atual como sustentabilidade, criatividade, motivação e educação, e vários momentos de entretenimento com artistas locais, como Churky, a bailarina Francisca Louro e o grupo Teatro da Transformação.

churky-tedx-alcobaça-til-magazine-your-move
Atuação de Churky

As talks de Tim Urban e de Kelly McGonigal foram transmitidas e abordaram as temáticas da procrastinação e do stress, mostrando-nos como podemos encarar estes problemas e fazê-los trabalhar em nosso favor.

As talks de Diana Nicolau, Luís Costa, do grupo S.A. Marionetas, e de Nuno Duarte, incentivaram o público a fazer pequenas mudanças no seu dia-a-dia e na sua vida, que poderão também ajudar o mundo.

  • Diana Nicolau – Na dúvida, Vai!

A atriz Diana Nicolau contou um pouco do seu percurso de vida e de como as suas experiências de voluntariado e as suas viagens sozinha mudaram a sua perspectiva de vida e lhe mostraram que é através de pequenas ações que poderemos mudar o mundo.

Ao finalizar a sua talk, a atriz deixou o desafio ao público de praticarem todos os dias pequenas ações que mudassem o dia de alguém para melhor.

diana-nicolau-tedx-alcobaça-til-magazine-your-move
Diana Nicolau – Na dúvida, Vai!
  • S.A. Marionetas – A trabalhar para o boneco

Numa talk curta, mas muito visual, o grupo S.A. Marionetas contou-nos o seu percurso de criação e de como transformaram um hobbie em que ninguém acreditava (trabalhar com marionetas), num trabalho.

O grupo mostrou como utilizou a criatividade para criar marionetas que se adequassem aos diferentes públicos dos países onde atuam, e de como isso os ajudou a crescer e lhes trouxe sucesso.

Uma talk com uma mensagem forte de que “as barreiras são apenas objetivos a conquistar”, e que se acreditarmos nos nossos sonhos e não desistirmos, um dia vamos conquistá-los.

sa-marionetas-tedx-alcobaça-til-magazine-your-move
S.A. Marionetas – A trabalhar para o boneco
  • Luís Costa – Mudar o mundo com uma Maçã

Já na temática da sustentabilidade, através da história de uma simples maçã, Luís Costa pôs em perspetiva todos os problemas do mundo e do país e o que podemos mudar através da compra da maçã certa.

A compra de uma maçã biológica em vez de uma maçã de grandes produções com químicos, não só tem um grande impacto economicamente, porque estamos a dar dinheiro diretamente aos pequenos produtores, mas também tem um grande impacto ambiental, uma vez que não estamos a investir em produções com químicos.

Luís pôs o público a pensar no impacto das suas escolhas de consumo diárias e de como todos os dias temos imensas oportunidades para fazer escolhas que impactam o nosso meio ambiente e o nosso futuro de uma forma diferente.

Luís-Costa-tedx-alcobaça-til-magazine-your-move
Luís Costa – Mudar o mundo com uma Maçã
  • Nuno Duarte – À procura do coração

Para finalizar a tarde, Nuno Duarte falou-nos de educação, e de como utiliza na sua disciplina uma metodologia de ensino baseada em projetos, de modo a incentivar os seus alunos a cometer erros e a aprender com eles, para conseguirem atingir todo o seu potencial.

Nuno explicou ao público o quão saudável é um ambiente de ensino em que se pode errar e que nos leva a “descobrir aquilo que nos mexe” e que nos motiva.

O professor terminou a sua talk com um incentivo à ação: “Organizem-se, não deixem que vos tirem a força. E não é amanhã, é hoje! Não é mais ninguém, és tu!”

Nuno-Duarte-tedx-alcobaça-til-magazine-your-move
Nuno Duarte – À procura do coração

A primeira edição da conferência TEDx Alcobaça encerrou com um apelo da organização para toda a audiência: “Esperamos que saiam daqui com vontade de mudar alguma coisa, seja o que for, na vida de alguém. Esta foi a nossa jogada, agora ficamos à espera da vossa!

 

Texto e Fotografia:  Catarina Ferreira