Caldas da Rainha é o município convidado da Feira Internacional de Artesanato 2019


Escrito por:
Catarina Pedro
Catarina Pedro
                       

Últimos posts de Catarina Pedro (see all)

Caldas da Rainha é o município convidado da Feira Internacional do Artesanato (FIA) 2019, que terá lugar na FIL- Feira Internacional de Lisboa, de 29 de junho a 7 de julho.

 

As Louças das Caldas destacam-se pelas famosas travessas, bules e canecas,  em formato de couve, alface ou abóboras, mas o que mais distingue a cerâmica caldense é a sua vertente humorística e caricaturista. O “Zé Povinho” é exemplo da personagem imortalizada pelo artista português Rafael Bordalo Pinheiro e é adotada como símbolo de Portugal e do povo português que, ainda nos dias de hoje, continua a dar que falar.

Segundo a organização, em comunicado de imprensa, o município caldense“apresenta o melhor do artesanato popular, possuindo no seu património diferentes tipos de peças que são reconhecidamente do agrado dos portugueses, seja pela sua conotação humorística ou pela simbologia de reação ao sistema. Estamos convictos de que esta mostra, pela sua genuinidade, se irá inserir perfeitamente no espírito da FIA 2019, trazendo aos nossos pavilhões um aspeto mais “colorido” e que faz parte do património cultural dos portugueses em geral e das Caldas da Rainha em particular“.

A Câmara Municipal de Caldas da Rainha encara esta participação como uma plataforma para dar a conhecer todo o património inerente à cidade e defende que “desde as termas às artes, da cultura à natureza, do património à gastronomia, estão todos convidados a conhecer Caldas da Rainha!

Durante nove dias, estarão também presentes os Bordados das Caldas, com a presença da Associação de Bordados das Caldas da Rainha, bem como de um total de 160 artesãos portugueses.

A nível cultural e gastronómico, este evento transforma a FIL numa montra de multiculturalidade, a maior da Península Ibérica e a segunda maior da Europa.

A FIA está aberta todos os dias 15h00 às 24h00  e o pavilhão 3, da gastronomia, está aberto a partir das 12:30. Os bilhetes podem ser adquiridos online, a 7€, com desconto em relação aos bilhetes adquiridos nas bilheteiras da FIL. Existe também desconto para jovens e seniores (apenas se comprados nas bilheteiras físicas) e packs familiares de 3 e 4 pessoas (se comprados online).

Fotografia: DR